Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


  • Tamanho da letra:
  • -A
  • +A

Home » Desafio Sebrae » Notícia

11.03.2010 | 09:23

Edição 2010

Inscrições para o Desafio Sebrae vão até 15 de abril

Este ano, participantes do jogo irão gerenciar uma empresa virtual de instrumentos musicais

Regina Mamede

Brasília - Universitários do Brasil inteiro podem se inscrever no Desafio Sebrae até o dia 15 de abril pelo site http://www.desafio.sebrae.com.br. As inscrições tiveram início na quarta-feira (10 de março). O jogo que transforma universitários em empreendedores por meio da gestão virtual de uma empresa este ano tem por tema uma fábrica de instrumentos musicais.

Mais moderno, funcional, interativo e em 3D, o Desafio Sebrae chega à 11ª edição ainda mais aprimorado para oferecer aos universitários de todo o país a possibilidade de exercer o talento empreendedor. Os vencedores do Desafio conquistarão como prêmio uma viagem internacional para um centro de empreendedorismo.

As equipes devem ser formadas por no mínimo três e no máximo cinco integrantes. Das cinco fases, as três primeiras são jogadas via internet; as semifinais e finais são presenciais e acontecem simultaneamente no final do ano, em Recife. O Desafio é uma realização do Sebrae em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).

Uma pesquisa para desvendar o universo dos jovens precedeu a criação da campanha publicitária do jogo em 2010. O levantamento mostrou que esse grupo quer trabalhar de um jeito próprio, não gosta de reuniões intermináveis, não tem vontade de usar gravata e se preocupa com temas como a preservação do meio ambiente e a criação de negócios sustentáveis. Com base nessas informações, a campanha tem como tema ‘Faça a Empresa do seu Jeito. Faça o Desafio Sebrae’.

"Mais do que os prêmios, o que está em jogo é um aprendizado que o jovem levará para a vida inteira, seja administrando seu próprio negócio ou de terceiros", avalia o diretor Técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. "Os resultados são sempre de grande valia, inclusive em termos pessoais. O Desafio Sebrae aposta no que há de mais moderno em gestão empresarial: o trabalho em equipe, o compartilhamento do processo decisório, a visão de que o sucesso de um projeto, de um empreendimento, leva em conta o esforço, a adesão, o entusiasmo de muitas pessoas", explica.

Ainda de acordo com o diretor, o Desafio Sebrae deste ano se dá em um contexto bastante promissor, pois o Brasil se saiu bem de uma crise financeira mundial, com mais confiança no seu futuro. "A certeza de que dificuldades podem ser superadas com determinação, persistência e confiança é o grande diferencial para uma vida profissional e empreendedora de sucesso", ressalta. 

“Os jovens têm mesmo que inovar e sair do quadrado. Fazer a gestão de uma empresa depende de um conhecimento já acumulado. Ao participar do jogo, ele tem espaço para inovar em campos como estratégia de marketing ou pesquisa e desenvolvimento, mas aprende a entender a importância e administrar corretamente pontos como fluxo de caixa e balanço patrimonial”, explica um dos coordenadores do Desafio Sebrae, Marcus Vinicius Bezerra.

Desafio Sebrae Internacional

A disputa entre as equipes dos países vencedores da edição de 2009 acontece entre os dias 21 e 26 de março. Estudantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Panamá, Paraguai, Peru e Uruguai se enfrentam no Rio de Janeiro.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias – (61) 3348-7494 e 3348-7256
www.agenciasebrae.com.br

Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.

Enviar por e-mail

Insira até cinco e-mails, separados por vírgula





Deixe um comentário






O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.