Sustentabilidade
Livro mostra oportunidades da bionergia
Publicação identifica soluções economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis para o aproveitamento de resíduos gerados pelo aumento do uso de biocombustíveis
Do Sebrae/MG
Belo Horizonte - Nesta sexta-feira (11), será lançado em Belo Horizonte, durante o Seminário Coprodutos da Bionergia, o livro Coprodutos da Cadeia Produtiva da Bioenergia em Minas Gerais. A publicação é resultado do projeto de mapeamento feito pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes) e pelo Instituto Procittà, em parceria com o Sebrae/MG.
O objetivo foi identificar soluções economicamente viáveis e ambientalmente sustentáveis para o aproveitamento de resíduos gerados pelo aumento do uso de biocombustíveis, transformando-os em co-produtos que agregam valor à cadeia produtiva principal. As cadeias pesquisadas foram as do etanol, biodiesel, biogás e carvão vegetal.
Nesse trabalho foram elaborados dois cenários macroeconômicos e setoriais para estimar a demanda de energia: um de referência e o outro alternativo, ambos mostrando significativa expansão da demanda energética em Minas Gerais. Esse crescimento reforça a dependência do Estado por derivados do petróleo e aponta amplas perspectivas para o uso da biomassa, em especial o setor sucroalcooleiro, como fonte de eletricidade.
O estudo também identifica pontos críticos e gargalos no setor energético mineiro, mostrando resultados relevantes para a definição de políticas de investimentos. O etanol e o bagaço de cana, o carvão vegetal e a geração de energia a partir dos resíduos sólidos são apresentados como alternativas relevantes e viáveis para aproveitamento energético.
Serviço:
Seminário Coprodutos da Bionergia
11 de dezembro, das 8h30 às 12h00
Auditório do Sebrae-MG – Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Suiça – BH/MG
Sebrae/MG – (31) 3379-9271 e 3379-9276
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.
O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.