Artesanato
Sebrae marca presença no Festival Nipo-Brasileiro 2010
Este é o quinto ano em que a instituição no Paraná participa do evento, desta vez, em parceria com a Prefeitura de Maringá
Da ASN/PR
Curitiba - O Sebrae no Paraná, em parceria com a Prefeitura de Maringá, estará presente no 21º Festival Nipo-Brasileiro 2010 com o Projeto Artesanato Maringá. O evento será realizado de 4 a 12 de setembro na Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema) e é considerado o segundo maior em movimentação de pessoas na cidade. Para este ano, a expectativa é receber cerca de 100 mil visitantes. Ao todo, 200 artesãos, organizados em cinco associações, participarão do evento.
O Festival Nipo-Brasileiro conta com inúmeros atrativos culturais, área gastronômica e estandes comerciais, no qual o Sebrae e a Prefeitura de Maringá se inserem como fomentadores do empreendedorismo. O consultor do Sebrae Marcos Aurélio Gonçalves explica que os artesãos vão apresentar os protótipos de uma nova coleção de produtos com a marca Canção Cidade Jardim. A coleção é resultado do trabalho em andamento da aplicação de características regionais no artesanato.
“Há três anos, a parceria do Sebrae com a Prefeitura, no Projeto Artesanato Maringá, tem investido em orientar os artesãos para agregar valor e característica regional aos produtos, a fim de aumentar as vendas e a renda”, afirma o consultor.
Durante o evento, estará disponível um estande com várias bancadas, no qual serão expostos e comercializados os trabalhos artesanais. Para isso, os artesãos receberão consultoria de um especialista em vitrinismo do Sebrae no estado, que aconselhará sobre a melhor maneira de dispor os produtos. “Também esperamos obter ganhos em divulgação, que podem gerar negócios futuros”, acrescenta Marco Aurélio Gonçalves.
Expectativa
A artesã Maria Cristina de Souza Moreira, que trabalha com tecelagem manual, diz que os artesãos estão ansiosos para o início do Festival Nipo-Brasileiro. “Geralmente expomos em locais públicos, nas feiras de pequeno porte. Esta é a primeira vez que vamos a um evento dessa grandeza. Estamos muito agradecidos pela oportunidade”, afirma. Animada, Maria de Souza Moreira diz que está caprichando na produção e que tem aplicado os conhecimentos adquiridos com o Sebrae sobre design de criação, marketing, gestão e relacionamento, para obter mais sucesso.
União
De acordo com o gerente da Indústria Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Maringá, Geraldo Donatti Gomes, responsável pelo Projeto Artesanato Maringá, o segmento artesanato é mais eficiente quando existe a unidade do grupo. “As exposições são coletivas, por isso, se há eficiência em cooperação, existe mais oportunidades de negócios”, afirma. Essa cooperação, segundo o consultor Marcos Aurélio Gonçalves, estará presente no Festival Nipo-Brasileiro, já que no estande os artesãos trabalharão com agenda de revezamento para que se organizem e promovam uma participação conjunta.
O Festival Nipo-Brasileiro será na Acema, que fica na Avenida Kakogawa, nº 50, Parque das Grevíleas. O evento terá duração de nove dias, com abertura oficial em 4 de setembro, às 20h. À noite, serão cobrados ingressos de R$ 5 para estacionamento. Mais informações sobre o Festival Nipo-Brasileiro pelo telefone (44) 3263-5433 ou no site www.festivalnipobrasileiro.com.br.
Serviço:
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Integrada - empresa licitada do Sebrae/PR
Jaqueline Gluck (41) 3035 5669 ou (41) 9602 7541
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Graziela Castilho
(44) 9904-3535 jornalismomaringa@savannah.com.br
Leandro Donatti – Jornalista do Sebrae/PR – (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754
Os textos veiculados pela Agência Sebrae de Notícias podem ser reproduzidas gratuitamente, apenas para fins jornalísticos, mediante a citação da agência. Para mais informações, os jornalistas devem telefonar para (61) 3348-7494 ou (61) 2107.9362, no horário das 10h às 19h.
O comentário será enviado para um moderador antes de ser publicado.