ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Prêmio Sebrae de Jornalismo anuncia vencedores da etapa Bahia

Vencedores de quatro categorias foram anunciados em cerimônia online nesta quinta-feira (28)
Por Redação
ASN Nacional Atualização
Compartilhe

Foram anunciados na noite desta quinta-feira (28), em cerimônia online, os vencedores da etapa estadual do 8º Prêmio Sebrae de Jornalismo. Foram premiados trabalhos em quatro categorias: Jornalismo em Texto, Jornalismo em Vídeo, Jornalismo em Áudio e Fotojornalismo. (Confira a lista completa abaixo).

Na categoria Jornalismo em Texto foi premiada uma matéria do jornal Correio*, de autoria da repórter Hilza Cordeiro intitulada “Pérola do sertão: licuri começa a entrar com força na alta gastronomia e cosmética de luxo”. O texto fala como o licuri tem vasto aproveitamento e virou matéria-prima para diversos produtos, destacando ainda a necessidade de proteção às produtoras originárias.

Na categoria Jornalismo em Vídeo, a vencedora foi a TV Bahia, com o trabalho “Novos Formatos”, que tem como equipe Camila Pimentel. Eduardo Oliveira, Douglas Oliveira, Jefté Rodrigues, Lino Fernandes e Pedro Schimidt, veiculado no programa Blog do Emprego. A reportagem traz exemplos de empreendedores baianos que se reinventaram e se readequaram a novos formatos nesse período de pandemia.

Já na categoria Jornalismo em Áudio, o trabalho vencedor foi o podcast Oportunidades Invisíveis, da Rádio Educadora da Bahia, realizado por Thaís Ribeiro e Lise Lobo. A série de quatro episódios reúne experiências inovadoras criadas a partir de uma necessidade ou situação adversa.

Por fim, na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi Rafael Martins, com um trabalho publicado no portal TAB UOL, que registrou os típicos carrinhos de café em Salvador, em uma matéria que destaca que os equipamentos participam até de concurso.

Os vencedores foram contemplados com troféu, um smartphone e uma bolsa para participar do Seminário Empretec, metodologia desenvolvida pela ONU e aplicada no Brasil com exclusividade pelo Sebrae que busca trabalhar aspectos comportamentais focados em empreendedorismo. Os jornalistas premiados na etapa estadual disputam agora a etapa regional.

Jurados

Nesta 8ª edição do Prêmio, foram convidados três profissionais de instituições representativas da comunicação da Bahia para serem jurados. Representando a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA), professora Drª. Suzana Babosa; a Associação Baiana de Imprensa (ABI) foi representada por seu presidente, jornalista e radialista, Ernesto Marques; e como representante da Secretaria de Comunicação do Governo da Bahia, o jornalista e diretor de Comunicação Digital na pasta, Diego Mascarenhas.

Os jurados destacaram as qualidades dos trabalhos inscritos e também a importância de iniciativas como a do Sebrae de reconhecer o papel dos jornalistas de informar e contar histórias. “O jornalismo profissional experimentou um momento de elevada confiança da sociedade em seu trabalho nesse período de pandemia, e o prêmio valoriza esse trabalho”, afirmou a diretora da Facom, Suzana Barbosa

Já o presidente da ABI, Ernesto Marques, observou a emoção despertada por algumas matérias, que contam histórias de pessoas que que fizeram a diferença em suas comunidades. “Essa temática nesse ano peculiar é uma emulação de esperança. Temos esperança em nós, o povo, esperança que o jornalismo pode ser indutor de cosias boas”.

Diego Mascarenhas, da Secom, disse que as matérias inscritas no Prêmio Sebrae de Jornalismo jogam luz sobre histórias que inspiram e apontam caminhos. “Durante a pandemia, o jornalismo prestou esse serviço essencial a novos empreendedores e reacendeu a esperança aos que estavam desacreditados diante do cenário que vivemos”.

Desafios da pandemia

Ao todo, foram 78 trabalhos inscritos e 34 classificados, que abordaram os temas empreendedorismo, produtividade e competitividade, inovação e startups, inclusão produtiva e sustentabilidade, transformação digital, políticas públicas e legislação e acesso a crédito.

Na abertura da cerimônia, o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Bahia, Carlos de Souza Andrade, afirmou que o trabalho jornalístico permite ampliar e divulgar as histórias de empreendedorismo que podem inspirar. “Encontramos no trabalho jornalístico informação, serviço, apuração e credibilidade para retratar esta realidade, abrindo espaços nas pautas e noticiários para dar voz ao empreendedor e à empreendedora baiana. Porque o empreendedorismo tem, sim, rosto e voz”.

O diretor administrativo-financeiro do Sebrae Bahia, José Cabral, destacou o papel do jornalismo de informar e contar histórias inspiradoras. “O jornalismo confirmou sua relevância nesse período de pandemia, mostrando a superação de desafios e a força de vontade dos donos de pequenos negócios para que se adequassem a essa nova realidade”, disse o diretor.

A gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae Bahia, Camila Passos, reforçou a função social do jornalismo. “E uma satisfação estarmos hoje celebrando os jornalistas que auxiliam o Sebrae no propósito de transformar os pequenos negócios em protagonistas do desenvolvimento econômico da Bahia e do Brasil”, pontuou.

Coordenador da Agência Sebrae de Notícias, Pedro Soledade também ressaltou que o jornalismo leva ao público histórias inspiradoras da capital ao interior. “A imprensa tem essa capacidade de potencializar a voz e dar rosto aos empreendedores. É o momento de celebrarmos essa parceria, entre o jornalismo e o empreendedorismo, que conseguem promover transformações”, concluiu.

Confira os trabalhos vencedores:

Jornalismo em texto
“Pérola do sertão: licuri começa a entrar com força na alta gastronomia e cosmética de luxo”
Veículo: Jornal Correio*
Representante do trabalho: Hilza Cordeiro

Link – https://www.correio24horas.com.br/noticia/nid/perola-do-sertao-licuri-comeca-a-entrar-com-forca-na-alta-gastronomia-e-cosmetica-de-luxo/

Jornalismo em vídeo
“Novos formatos”
Veículo: TV Bahia
Representante do trabalho: Camila Pimentel
Equipe do trabalho: Eduardo Oliveira, Douglas Oliveira, Jefté Rodrigues, Lino Fernandes e Pedro Schimidt
Link – https://g1.globo.com/ba/bahia/video/baianos-apostam-na-capacitacao-para-conseguirmanter-os-negocios-em-meio-a-pandemia-9555559.ghtml

Jornalismo em áudio
Série Oportunidades Invisíveis
Veículo: Rádio Educadora da Bahia
Representante do trabalho: Thaís Ribeiro
Equipe do trabalho: Lise Lobo
Link 1
Link 2
Link 3
Link 4

Fotojornalismo
“Típicos de Salvador, carrinhos de café ‘tunados’ participam até de concurso”
Veículo: TAB UOL
Representante do trabalho: Rafael Martins
Link – https://tab.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/04/tipicos-de-salvador-carrinhos-decafe-tunados-participam-ate-de-concurso.htm

-

Agência Sebrae de Notícias Bahia:
Mais notícias: https://www.ba.agenciasebrae.com.br
Canal no Telegram: t.me/sebraebahia
Podcast: bit.ly/imersaosebrae

Para mais conteúdos, siga o perfil @sebraebahia nas redes sociais:
https://www.instagram.com/sebraebahia
https://www.YouTube.com/sebraebahia
https://www.facebook.com/sebraebahia
https://www.twitter.com/sebraebahia
https://www.linkedin.com/company/sebraebahia

Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800