PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

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Diretor do Sebrae José Claudio dos Santos entrega prêmio na Categoria Jornalismo Impresso vencedor com a série: A força dos pequenos (Correio Braziliense - DF)

Charles Damasceno

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Diretor do Sebrae José Claudio dos Santos entrega prêmio na Categoria Jornalismo Impresso vencedor com a série: A força dos pequenos (Correio Braziliense - DF)
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Iniciando um pequeno grande negócio

No programa de hoje o consultor do Sebrae, Renato Santos,fala sobre o ponto de partida para começar um negócio. “Uma pesquisa anual em vários países mostra que, em 2013, o próprio negócio foi o terceiro entre os principais sonhos do brasileiro. Muitas pessoas sonham em empreender, mas se perguntam como começar. O ponto de partida é escolher uma oportunidade com demanda crescente na região onde você vai atuar. Depois é hora de fazer as contas para avaliar se é viável ganhar dinheiro com a ideia vendendo por preços competitivos. O Sebrae tem um curso, o Iniciando um Pequeno Grande Negócio, que você pode fazer gratuitamente via web no endereço ead.sebrae.com.br. Você aprenderá a analisar a oportunidade e calcular seus investimentos para verificar se ela é viável. Bons negócios e sucesso!”

  • No programa de hoje o consultor do Sebrae, Renato Santos,fala sobre o ponto de partida para começar um negócio. “Uma pesquisa anual em vários países mostra que, em 2013, o próprio negócio foi o terceiro entre os principais sonhos do brasileiro. Muitas pessoas sonham em empreender, mas se perguntam como começar. O ponto de partida é escolher uma oportunidade com demanda crescente na região onde você vai atuar. Depois é hora de fazer as contas para avaliar se é viável ganhar dinheiro com a ideia vendendo por preços competitivos. O Sebrae tem um curso, o Iniciando um Pequeno Grande Negócio, que você pode fazer gratuitamente via web no endereço ead.sebrae.com.br. Você aprenderá a analisar a oportunidade e calcular seus investimentos para verificar se ela é viável. Bons negócios e sucesso!”

    Iniciando um pequeno grande negócio

  • O Sebrae oferece para o taxistas de todo o país um curso no formato de kit educativo composto de material impresso, rádio e TV. É o Taxista Empreendedor, uma oportunidade para quem quer atender melhor seus clientes e melhorar a gestão do seu negócio. É o que explica a gerente de Capacitação Empresarial do Sebrae, Mirela Malvestiti. “Nesse material são trabalhados vários temas como o atendimento ao cliente, marketing pessoal, controle financeiro, a parte de ética e cidadania e também a gente trabalha a qualidade de vida do taxista. Ele tem até dois meses para estudar o material. Preenche uma avaliação e entrega no Sebrae. Daí ele recebe um certificado de participação e também um selo que ele pode colocar no carro dizendo que ele é um taxista empreendedor”, afirma. O kit educativo Taxista Empreendedor pode ser retirado gratuitamente nas unidades do Sebrae. (Minuto Sebrae 865)

    Taxista Empreendedor

  • A empresária Alessandra Rodrigues trabalha com artigos para montagem de convites. Durante dois anos, ela teve uma loja em um shopping de São Paulo. Depois trocou o espaço físico pelo virtual, quando conheceu o projeto Primeiro E-commerce, coordenado pelo Sebrae, em parceria com o Mercado Livre. “É uma plataforma muito simplificada. É claro que tem que tirar uma boa foto e a parte de discrição do produto tem que ser uma coisa bem detalhada, mas é uma ferramenta muito prática. Pro cliente que está comprando ela também é simples, bem fácil de entender. Então, tudo isso é bem positivo para a nossa empresa. A gente acaba tendo um alcance do produto e da sua marca em outras regiões, que na loja física você não consegue.” Segundo Alessandra, no primeiro mês de loja virtual, ela vendeu o equivalente aos dois anos em que ela teve loja no shopping.

    Sebrae auxilia pequenos negócios a venderem pela internet

  • No programa de hoje o consultor do Sebrae Renato Santos explica como definir corretamente o preço dos produtos. “A formação de preços é um grande desafio. Vender muito caro afasta os clientes e muito barato afasta os lucros. Como escolher a estratégia? Os custos são o primeiro ponto. Vender abaixo do custo está fora de questão – é literalmente “pagar pra trabalhar”. Outro ponto é a concorrência: o produto não sai se os concorrentes vendem mais barato – a não ser que você justifique a diferença pela qualidade superior. E finalmente, a percepção dos clientes. Se a oferta não for adequada ao preço, também não há negócio. O consumidor precisa avaliar que a proposta de valor é vantajosa. Este é o tripé da política de preços. E o Sebrae está pronto pra te ajudar na análise dos números, com consultoria e capacitação. Bons negócios e sucesso!” Mande sua pergunta que nós vamos responder aqui. Nosso e-mail é minuto@sebrae.com.br

    Consultor dá dicas para definir preços corretamente

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