PEQUENOS NEGÓCIOS NO BRASIL

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Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional; senadora Ana Rita (PT/ES); ministro Guilherme Afif Domingos; presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; senador José Pimentel (PT/CE) e deputado Guilherme Campos (PSD/SP)

Cláudio Basílio

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Bruno Quick, gerente de Políticas Públicas do Sebrae Nacional; senadora Ana Rita (PT/ES); ministro Guilherme Afif Domingos; presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto; senador José Pimentel (PT/CE) e deputado Guilherme Campos (PSD/SP)
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Consultor dá dicas para definir preços corretamente

No programa de hoje o consultor do Sebrae Renato Santos explica como definir corretamente o preço dos produtos. “A formação de preços é um grande desafio. Vender muito caro afasta os clientes e muito barato afasta os lucros. Como escolher a estratégia? Os custos são o primeiro ponto. Vender abaixo do custo está fora de questão – é literalmente “pagar pra trabalhar”. Outro ponto é a concorrência: o produto não sai se os concorrentes vendem mais barato – a não ser que você justifique a diferença pela qualidade superior. E finalmente, a percepção dos clientes. Se a oferta não for adequada ao preço, também não há negócio. O consumidor precisa avaliar que a proposta de valor é vantajosa. Este é o tripé da política de preços. E o Sebrae está pronto pra te ajudar na análise dos números, com consultoria e capacitação. Bons negócios e sucesso!” Mande sua pergunta que nós vamos responder aqui. Nosso e-mail é minuto@sebrae.com.br

  • No programa de hoje o consultor do Sebrae Renato Santos explica como definir corretamente o preço dos produtos. “A formação de preços é um grande desafio. Vender muito caro afasta os clientes e muito barato afasta os lucros. Como escolher a estratégia? Os custos são o primeiro ponto. Vender abaixo do custo está fora de questão – é literalmente “pagar pra trabalhar”. Outro ponto é a concorrência: o produto não sai se os concorrentes vendem mais barato – a não ser que você justifique a diferença pela qualidade superior. E finalmente, a percepção dos clientes. Se a oferta não for adequada ao preço, também não há negócio. O consumidor precisa avaliar que a proposta de valor é vantajosa. Este é o tripé da política de preços. E o Sebrae está pronto pra te ajudar na análise dos números, com consultoria e capacitação. Bons negócios e sucesso!” Mande sua pergunta que nós vamos responder aqui. Nosso e-mail é minuto@sebrae.com.br

    Consultor dá dicas para definir preços corretamente

  • Há 14 anos, o empresário Pedro Machado tem uma confecção de uniformes profissionais, em Camaquã, no Rio Grande do Sul. Uma de suas dificuldades era colocar o preço final nos seus produtos. Ele conseguiu resolver o problema com a ajuda do Sebrae. “Recebi uma planilha que os próprios consultores do Sebrae me disponibilizaram. Essa planilha tem todos os meus custos fixos e variáveis. Eu só tenho que informar quantas peças e quantas pessoas tão envolvidas na confecção daquelas peças. Eu só coloco isso e ela me dá automaticamente o preço que eu tenho que vender e quanto eu posso ganhar. Eu calculo os meus custos em segundos. Facilitou total”, analisa o empresário. Pedro destaca ainda que o Sebrae o ajudou nas áreas comercial, logística e de produção.

    Planilha do Sebrae auxilia empresários a formarem preços

  • O Sebrae leva orientação empresarial aos microempreendedores individuais e às microempresas por meio do programa Negócio a Negócio. O foco são as questões básicas de gestão, como por exemplo, o controle das finanças. A analista da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Carolina Moraes, explica como são realizadas as visitas do agente de orientação empresarial. “Na primeira visita é aplicado um diagnóstico de gestão da empresa com identificação de oportunidades de melhoria. O resultado desse diagnóstico é entregue ao cliente na segunda visita junto com um plano de ação para implementar essas melhorias. Na terceira visita é realizado um acompanhamento do plano de ação. São visitas totalmente gratuitas para o empresário. O empresário que tiver interesse nosso número é o 0800 570 0800”, explica. Em 2014, o Sebrae espera atender, nesse programa, 400 mil empresas em todo o Brasil.

    Negócio a Negócio orienta empresários sobre gestão e controle de finanças

  • Maria de Fátima Barbosa trabalha com pescados em Camalaú, na Paraíba. Há três anos ela desenvolveu uma técnica de beneficiamento de traíra. Maria de Fátima ficou em primeiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, na etapa nacional, na categoria produtora rural. “A traíra estava sem comércio na região por conta de ser o peixe que tem a maior quantidade de espinho. Eu tentei desenvolver uma técnica para beneficiar esse peixe que é desfiar a traíra e tira 95% da espinho e embala, ficando pronta para o mercado. Eu passei a técnica adiante. Comecei da cidade que eu moro para mais duas cidades vizinhas. O prêmio foi muito importante porque eu me senti lisonjeada”, disse ela. As inscrições ao Prêmio Sebrae Mulher de Negócios podem ser feitas até dia 31 de julho por meio do site www.mulherdenegocios.sebrae.com.br.

    Produção de traíra garante prêmio a empresária paraibana

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