Varejo

Cinco tendências para o varejo direto de Nova York

Missão empresarial do Sebrae-SP visitou a maior feira do setor, a NRF, e realizou visitas em uma série de lojas na cidade

Todo o setor de varejo fica de olho na NRF: Retail's Big Show, considerada o maior evento do setor do mundo, realizado anualmente em Nova York. Isso porque o evento é referência e apresenta as principais tendências do varejo. Para acompanhar as novidades e analisar como elas podem ser aplicadas no pequeno negócio, um grupo de 40 empresários do Estado de São Paulo participa da missão empresarial organizada pelo Sebrae-SP. A programação inclui participação na feira e uma série de visitas técnicas a empresas de sucesso do varejo americano, de 10 a 17 de janeiro.

De acordo com o gerente do Sebrae-SP Alexandra Robazza, que participa da missão em NY, a edição deste ano mostrou uma consolidação das tendências observadas em anos anteriores. “Temos uma maturidade do mercado, com mais players, uma oferta maior de serviços e preços reduzindo”, destaca. Baseado na visita à feira e nas lojas em Nova York, Robazza apontou cinco tendências apresentadas na feira para o empreendedor ficar de olho:

1 - Customer centric: o varejo direciona as ações para entender e satisfazer as necessidades do cliente, de forma rápida e conveniente.
2 - Inteligência artificial: uso cada vez maior de algoritmos, a partir de dados coletados em todo processo de atendimento e relacionamento com o cliente
3 - Uso de dados para melhoria da experiência do cliente: os dados são utilizados pelas lojas para municiar desde a gestão de curadoria até o que os vendedores vão dizer na hora da venda.
4 - Lojas assumindo um outro papel: em função da expansão do e-commerce, as lojas têm uma característica de conexão maior para oferecer um contato e uma experiência com a marca. Elas assumem, cada vez mais, um papel de showroom, onde, às vezes, é menos importante vender, e mais importante apresentar a marca e produtos para permitir que o cliente mergulhe no universo da marca.
5 - Personalização: entender aquilo que o consumidor quer para ele e que é diferente do que ele quer para os outros. Com o uso dos dados, as marcas conseguem oferecer situações personalizadas, que é diferente da customização, que está mais relacionada ao produto em si.

Missão empresarial

Além da feira, a missão empresarial inclui três dias de visitas técnicas em lojas de sucesso, como a região do varejo de luxo no Soho, Amazon 4-star (a loja física da Amazon), supermercado Trader Joe´s, The Vitamin Shoppe (loja conceito de vitaminas), outlet Jersey garden´s, Chelsea Market, Samsung 837, Cotsco, entre outros. Um dos destaques é a visita ao Walmart Intelligent Retail, que utiliza inteligência artificial para melhorar a experiência de compra e a distribuição de produtos.

As visitas são guiadas por consultores do Sebrae-SP que auxiliam os empresários a vivenciarem, na prática, importantes conceitos e tendências que devem ser priorizadas no varejo como: exposição de produtos, experiência de consumo, tecnologia e inovação.

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