Sebrae 45 Anos

Empresários da periferia de São Luís descobrem a força do associativismo

Associação realiza ações e promoções que impulsionam vendas após apoio de projeto do Sebrae

Integrantes da Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acimavil).Brasilia - Nem só de empreitadas solitárias são feitas as histórias de sucesso dos empreendedores brasileiros. Em São Luís (MA), a união e a vontade de fortalecer o comércio e as pequenas indústrias dos bairros Vila Luizão, Sol e Mar e Divineia, na periferia da capital, deu origem à Associação Comercial, Industrial e de Serviços (Acimavil).

Sebrae deu todo o suporte técnico para que a entidade fosse criada e desse os seus primeiros passos, por meio do Projeto Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Vila Luizão, Sol e Mar e Divineia. Com o apoio de parceiros diversos, o DET realizou, de 2013 a 2016, ações de fomento ao empreendedorismo, capacitações e consultorias, além de dar suporte à criação de políticas públicas em prol dos pequenos negócios, que são a maioria na região. O objetivo foi disseminar a cultura da cooperação e melhorar a gestão para que os empreendimentos tivessem mais lucratividade, competitividade e sustentabilidade. Gestão do negócio, noções de associativismo e cooperativismo foram alguns temas abordados.

Por ali, vivem quase 60 mil pessoas e existem cerca de 1,5 mil empreendimentos. Hoje são aproximadamente 100 associados. “São bairros de pessoas empreendedoras que, com muita determinação, abrem seus negócios e trabalham duro para fazê-los crescer, se desenvolverem e se tornarem fonte de trabalho e renda para as famílias que aqui moram”, comenta Sirlei Oliveira, proprietária de lojas de moda feminina na região.

No ano passado, a associação promoveu uma Feira do Empreendedor, além de campanhas de incentivo ao consumo nos pequenos negócios. Numa delas, 50 estabelecimentos ofereceram cupons para a participação em sorteios. “Em tempos de crise, conseguimos aumentar o volume de vendas em quase 30% nas empresas cadastradas”, conta Antônio Sousa, presidente da Acimavil, que também realiza eventos em datas festivas, como Natal e Dia das Crianças. Em 2017, a associação conquistou o título de Utilidade Pública Estadual.

SEBRAE 45 ANOS

A trajetória destes empresários e de outros milhões de empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

SERVIÇO:

São Luís – MA

Tel.: (98) 98788 8786 e 3015 6374

https://www.facebook.com/Acimavil-793908087415077/

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

 

Tags: Associativismo, Sebrae 45 anos