Municípios

Encontro discute estratégias para o desenvolvimento

Promovido pelo Sebrae, evento reunirá cerca de mil agentes de prefeituras que trabalham pelo fomento ao empreendedorismo

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz BarrettoBrasília - Discutir questões relativas ao desenvolvimento local, à ética na gestão pública e ao empreendedorismo no serviço público. Esses são alguns dos objetivos do 3º Encontro Nacional dos Agentes de Desenvolvimento – Enad, que será realizado de 19 e 20 de novembro, em Recife (PE). A abertura do evento nesta quarta-feira (19) contou com a presença do presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, do presidente do Conselho do Sebrae em Pernambuco, Pio Guerra, e do secretário da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Jair Aguiar Souto. Em seguida, o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos, fez a palestra Cenários e Tendências para o Desenvolvimento Local.

_OLHO_

A partir do tema Os Caminhos para o Desenvolvimento Local, o Enad tem o propósito de criar mais sinergia entre os agentes de desenvolvimento de todo o país, bem como fornecer subsídios para a promoção de estratégias de desenvolvimento econômico local e contribuir com o incremento da competitividade dos pequenos negócios. A programação do encontro envolve ainda a apresentação de casos de sucesso em desenvolvimento local e perspectivas econômicas.

O Enad é promovido pelo Sebrae Nacional em parceria com a Confederação Nacional de Municípios e reunirá cerca de mil agentes de desenvolvimento de todos os estados da federação, além de representantes da Confederação Nacional de Municípios, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa e acadêmicos.

 

O Agente de Desenvolvimento

Figura criada pela Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, o agente de desenvolvimento local tem a função de articular ações públicas, locais ou comunitárias para cumprir as diretrizes previstas na Lei Geral e promover o desenvolvimento da economia nos municípios, a partir da formalização dos negócios de pequeno porte urbanos e rurais, que representam 99% das empresas brasileiras. Com o aumento no número de negócios regularizados, também é ampliada a arrecadação do município, o que possibilita mais investimentos para melhoria da infraestrutura local e da qualidade de vida das pessoas. O Sebrae e a Confederação Nacional de Municípios (CNM) têm incentivado a nomeação de servidores de carreira, para evitar que o cargo sofra rotatividade com as mudanças de gestão.

 

Maratona

Paralelamente ao Encontro Nacional dos Agentes de Desenvolvimento, será promovida a III Maratona de Negócios Públicos, que deve reunir 27 agentes de desenvolvimento em um intensivo programa de capacitação com mentores e consultores especializados em gestão pública. Os participantes tiveram seus projetos selecionados entre os 101 inscritos na maratona. Ao final, os vencedores serão contemplados com premiação em dinheiro, um notebook e 60 horas de consultoria para colocar o projeto em prática. Outras informações sobre a III Maratona de Negócios Públicos podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico www.portaldodesenvolvimento.org.br/maratona/.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 3243-7851
(61) 3243-7852
(61) 2104-2768
(61) 2104-2770
imprensa@sebrae.com.br

Tags: Empreendedorismo, Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, agente de desenvolvimento

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto

Foto Rodrigo Moreira

Fotos Download

1 de 6

Presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto
Atribuição-Uso Não-Comercial-Compartilhado pela mesma Licença 2.5 Brasil