Innovation Summit

Governo quer colocar o Brasil entre os 20 países líderes em inovação

Anúncio foi feito pelo ministro Marcos Pontes durante a abertura do Innovation Summit

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, ressaltou nesta segunda-feira (12) a importância das pesquisas tecnológicas como ferramentas poderosas para o desenvolvimento econômico das cidades e destacou a meta do governo de incluir o Brasil entre os 20 países líderes globais em inovação. Os anúncios foram feitos durante a abertura do Innovation Summit Brasil, realizado em Florianópolis (SC). O evento deve receber mais de duas mil pessoas com o intuito de fomentar o debate, apoiar e estimular o investimento em empreendedorismo inovador no país até esta quarta-feira (14). A proposta é reunir diferentes agentes para definição de ações voltadas ao fortalecimento da capacidade de inovação e da competitividade da economia. A cerimônia de abertura recebeu representantes do governo e entidades que apoiam o setor.

“Temos que investir, adquirir habilidades, nesse ponto temos o Sebrae. Também precisamos de um conjunto de leis que melhore o ambiente de negócios do país. O Brasil tem uma capacidade gigantesca, temos que pensar mais alto”, destacou o ministro.

José Alberto Sampaio Aranha, presidente da Anprotec, abriu a cerimônia e ressaltou como a comunicação e inovação são cada vez mais uma prioridade na contemporaneidade. “Estamos realizando esse evento e aprendendo a trabalhar em conjunto para atingir a inovação no Brasil”. Em seguida, Carlos Henrique Ramos Fonseca, diretor superintendente do Sebrae de Santa Catarina, representou o presidente da instituição, Carlos Melles. Fonseca citou uma pesquisa realizada pelo Sebrae que identifica, além da capital de Santa Catarina, Blumenau e Joinville como referências em tecnologia e estão entre as maiores do país em faturamento do setor. “O ecossistema catarinense está em plena atividade. Com um cenário propício para a geração de emprego e renda”, complementou o superintendente.

A vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr; e o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro; também estiveram presentes. Ambos pontuaram que a inovação está no DNA do estado. “Esse tema é transversal a Florianópolis. Somos uma cidade criativa”, disse Loureiro. Daniela Reinehr complementou: “Estamos vivendo mudanças profundas no estado e temos uma crença profunda na inovação, que é um dos pilares da nossa gestão”.

As sessões plenárias irão movimentar a programação do evento com convidados que compõe o ecossistema de inovação brasileiro e membros do governo, como Carlos Da Costa, secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia; Alan Riddell, sócio de Deal Advisory e Consumer e Industrial Markets – KPMG no Brasil; Manuel Heitor, ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal; Peretz Lavie, presidente do Instituto de Tecnologia Technion, de Israel; entre outros nomes de peso.

O Fórum Sebrae de Inovação também irá compor o evento. A meta é apresentar um ecossistema de inovação com foco na geração de valor para os pequenos negócios, explorando suas interações, os caminhos que podem ser trilhados e as conexões necessárias para a inovação, o desenvolvimento tecnológico, e incremento da competitividade dos pequenos negócios. A programação acontecerá na tarde de quarta-feira (14) e será aberta, às 14h, pelo diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick. Em seguida, dois painéis e uma palestra serão realizados.

Além da programação do Summit, o evento também conta com atividades paralelas das instituições que compõem a Rede Nacional das Associações de Inovação e Investimentos (RNAII) – realizadora do evento. O evento é uma correalização do Sebrae, juntamente com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei), Anjos do Brasil, Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec), Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (Abvcap) e Associação Brasileira de Startups (Abstartups).

 


Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754