Inspiração

Histórias de pais e filhos confirmam empreendedorismo em família

Empreendedores homenageiam os pais compartilhando histórias em campanha do Sebrae

Brasília - O Dia dos Pais está chegando e, junto com a data, as homenagens dos filhos que se orgulham e admiram a trajetória e a influência do ‘paizão’ em suas vidas. Para ajudar os empreendedores nessa tarefa, o Sebrae criou uma campanha nas mídias sociais voltada para aqueles que queriam postar fotos e depoimentos sobre seus negócios e os pais. O mote é #MeuPaiMeInspira. A ideia dessa ação é que filhos(as) relatem histórias de pais empreendedores e como eles os influenciaram na decisão de investir em pequenos negócios. Dados do Sebrae confirmam que a parceria entre familiares é algo comum nos pequenos negócios no Brasil. Os nossos dados apontam que 52% das micro e pequenas empresas brasileiras podem ser consideradas familiares, ou seja, possuem sócio ou empregado que são parentes.

Foi o que fez Lucas Cavalcanti Pedroso, que desde a infância admirava o perfil trabalhador do seu pai, Sergio Pedroso, e passou a nutrir o sonho de trabalhar ao seu lado. Hoje, já adulto e com o pai prestes a se aposentar, Lucas encontrou no empreendedorismo o caminho ideal para realizar este sonho. Formado em gestão comercial, o jovem criou, ao lado da namorada e do pai, a loja virtual Vemqtempompeia Loja e sonha em expandir para uma plataforma de vendas focada em pequenas cidades, a começar por Pompeia (SP). 

Outra que está na campanha do Sebrae é a Fernanda Melo. Ela relata que decidiu se aventurar no mundo do empreendedorismo depois que viu fechar a empresa em que trabalhava, há cinco anos. Grávida, estava certa de que não encontraria nenhuma oportunidade de trabalho formal. E foi aí que Fernanda se inspirou em uma tradição da família e resolveu empreender com a venda de minipastéis congelados. A receita, feita pelo seu pai e seu avô desde 1960, foi a sua maior motivação para abrir o negócio. Hoje, a Pastelzinho Retrô está presente em alguns cardápios de cantinas e restaurantes de Campinas (SP).

A participação é simples: registre ou escolha três fotos em sua empresa, com boa qualidade de luz e imagem, publique no seu perfil com a hastag #MeuPaiMeInspira e envie para o email midiasocial@sebrae.com.br. O prazo para envio é esta sexta-feira (11). As histórias selecionadas serão divulgadas até o Dia dos Pais (13) no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e G+.

Participe da campanha, que teve início dia 1º de agosto, e envie o seu relato para o Sebrae – acesse aqui.

Oportunidade - Datas comemorativas são uma ótima oportunidade para aumentar as vendas no comércio e serviços. E o Dia do Pais está entre as mais importantes no Brasil. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em todas as capitais, mostra que 57% dos entrevistados têm intenção de presentear os pais neste ano. Diante de tamanho potencial, além de ampliar a comercialização de produtos, os empreendedores podem aproveitar a chance para fidelizar clientes.

Para orientar o empreendedor sobre fidelização, o Sebrae lançou uma página com dicas para os donos de pequenos negócios ampliarem as vendas. No Portal, é possível acessar orientações sobre planejamento estratégico, importância da avaliação do público e casos de sucesso.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107 9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: Dia dos Pais