Sebrae 45 anos

Inovação e tecnologia impulsionam empresa de engenharia

Empresa de Salvador aposta no desenvolvimento e pesquisa para se destacar no mercado de engenharia civil

 A Engpiso presta serviços de instalação de pisos e revestimentos em obras civis.Brasília - Inovação está no DNA da Engpiso, empresa de Salvador (BA) especializada em prestar serviços de instalação de pisos e revestimentos em obras civis. Foi a primeira com esse perfil a atuar nas regiões Norte e Nordeste. “Os amigos me achavam meio maluco”, lembra seu fundador, Raymundo Dórea, que deixou para trás a carreira de engenheiro em uma grande empresa para tocar o próprio negócio.

Em 22 anos de existência, a busca por novas tecnologias permeia a atuação da empresa, que atuou na construção de uma fábrica de automóveis em Camaçari, shoppings e estádios de futebol. Ainda em 1997, passou a usar sistemas construtivos à base de água, o que permitiu a reforma e criação de uma ala de um grande hospital da capital baiana sem interrupção das operações.

Nos primeiros anos de empresa, Dórea participou de vários cursos no Sebrae, mas, depois de alguns anos, retomou contato na época em que o Brasil foi escolhido sede da Copa do Mundo de 2014. “Participei de projetos setoriais e formamos um grupo de trabalho no Sebrae na Bahia para mapear oportunidades. Como resultado, fomos a única pequena empresa a trabalhar antes dos jogos. Viramos case”, relata Dórea. A Engpiso participou dos projetos das arenas Fonte Nova (BA) e Recife (PE), erguidas especialmente para o megaevento.

Vanguarda

Um dos diferenciais da Engpiso é o Núcleo de Pesquisa e Inovação, instalado numa incubadora do Parque Tecnológico da Bahia. A iniciativa teve o apoio do Sebrae, que também capacitou a equipe para aderir a editais de subvenção a projetos. Para isso, contaram com o suporte dos Agentes Locais de Inovação (ALI) – universitários bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) capacitados para promover ações contínuas de inovação em empresas de pequeno porte.

Desde 2013, a empresa é finalista do Prêmio Nacional de Inovação, promovido por Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Sebrae. Na última edição, chegaram à última etapa em três categorias e venceram em Inovação Organizacional. Para completar, a Engpiso vem se preparando para o mercado internacional, também com apoio do Sebrae e outras instituições. Preparou o Plano de Competitividade para a Internacionalização, participou de missões internacionais e feiras.

Dórea se orgulha do ineditismo com que toca o seu negócio, que começou com cinco funcionários, chegou a 75 e, hoje, por conta do desenvolvimento tecnológico, produz tanto quanto há 15 anos com uma equipe de 22 pessoas. Ele torce para que o Sebrae promova mais iniciativas de capacitação tecnológica para os pequenos negócios, mas reconhece o papel da instituição no êxito da Engpiso. “O Sebrae foi decisivo para chegarmos onde estamos”, conclui.

SEBRAE 45 ANOS 

A trajetória deste empresário e de milhões de outros empreendedores faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae

Serviço:

Salvador – BA

Telefone: (71) 3012-8246

http://www.engpiso.com.br

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: Sebrae 45 anos