Sebrae 45 Anos

Pousada no Pantanal é pioneira na gestão ambiental

Empresa familiar é a primeira do Mato Grosso a obter certificação que atesta excelência em sustentabilidade

Pousada Piuval, localizada no Pantanal de Mato Grosso.Brasília - Era uma vez uma fazenda no Pantanal Mato-grossense, cujos donos gostavam de receber convidados para apresentar a exuberância da paisagem local. Da primeira leva de estrangeiros ao que hoje, a Pousada Piuval se destaca por uma história de aprendizado e crescimento do negócio gerido pela família Campos: os pais, João Losano e Dioripes, estão à frente da empresa, com os filhos João Losano Júnior, Beatrice e Eduardo.

Em janeiro deste ano, a pousada foi a primeira do estado a obter a certificação ABNT NBR 15401:2014 - Meios de hospedagem, que estabelece critérios de desempenho de hotéis e pousadas em relação à sustentabilidade de forma ampla. Dos seus 20 apartamentos, dez seguem princípios da arquitetura sustentável, com madeira de reflorestamento, captação de água da chuva e reaproveitamento de água para uso nas bacias sanitárias. Boas práticas na cozinha reduzem a produção de lixo e garantem a segurança alimentar dos hóspedes.

“O Sebrae nos apoiou na conquista da certificação, com consultorias, e trazendo empresários da Região Sul que já tinham obtido o reconhecimento para relatar suas experiências, por exemplo”, explica Eduardo Matos Eubank de Campos, o caçula da família, que se formou em Administração e foi responsável, em 2004, por profissionalizar a empresa, separando a gestão da pousada da fazenda da família.

A Piuval fica na Fazenda Ipiranga, fundada pelo bisavô de Eduardo e voltada à criação de gado de corte e cavalos. Em 1989, os primeiros 200 hóspedes – todos estrangeiros – que visitaram o lugar ao longo do ano foram recebidos na sede da fazenda. Somente em 1995, quando Dioripes se aposentou como bancária, a família ergueu os primeiros cinco apartamentos do empreendimento, localizado em Poconé, a 110 km de Cuiabá.

Em 2001, com a construção de mais dez apartamentos e da piscina, os proprietários resolveram apostar de vez no turismo. Foi ainda nesse período que começou o relacionamento com o Sebrae, por meio de cursos e treinamentos diversos. Seis anos depois, os empreendedores passaram a participar também de seminários e conhecer iniciativas voltadas à sustentabilidade.

Com 28 funcionários, a Pousada Piuval já é Empresa de Pequeno Porte (EPP) e venceu, em 2016, o Prêmio MPE Brasil nas categorias Responsabilidade Social e Turismo. O prêmio é concedido anualmente pelo Sebrae e pelo Movimento Brasil Competitivo.

SEBRAE 45 ANOS

A trajetória desta família de empresários e de milhões de outros empreendedores fazem parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

SERVIÇO

Poconé (MT)

Tel.: (65) 3345-1338 e 3345-2317

http://www.pousadapiuval.com.br/

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br


Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

 

Tags: ecoturismo, Sebrae 45 anos, Turismo Rural