Edital

Programa Município Mais Inovador vai incentivar empreendedorismo na RMR e Zona da Mata

As propostas devem ser enviadas até 22 de fevereiro, deste ano. Edital está à disposição no site www.pe.sebrae.com.br

O Sebrae em Pernambuco, por meio do Programa Seu Município Mais Inovador, vai apoiar o desenvolvimento do ambiente de negócios com foco na melhoria das políticas públicas voltadas a` promoção da competitividade dos pequenos negócios e ao fomento do empreendedorismo nos municípios. Vão ser selecionados 15 municípios que atendam aos requisitos previstos no edital. Poderão participar apenas as cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata, com a população abaixo de 150 mil habitantes, baseado no IBGE de 2018.

 Para isso, as propostas devem ser apresentadas entre o dia 14 de janeiro até 17h do dia 22 de fevereiro de 2021, mas os candidatos não poderão apresentar mais de uma proposta por Município. Serão avaliados alguns critérios de pontuação para a seleção dessas ideias, como, por exemplo, Sala do Empreendedor instalada e funcionando, compromisso de parcerias (carta de intenção), acordos de parceria, convênio ou contratos anteriores com o Sebrae e proposta de trabalho com os setores produtivos do município. O Sebrae investe 100% do recurso, com contrapartida de, no mínimo, 30% como receita financeira.

 “O objetivo da atuação do Sebrae, dentro do programa Município Mais Inovador, é que de fato os municípios implementem ações que contribuam para favorecer um ambiente de negócios, sobretudo aos pequenos. Então, esperamos ajudar os municípios a estruturarem políticas voltadas para a melhoria dos empreendimentos, geração de mais emprego e o aumento de competitividade”, destacou Alexandre Alves, gerente da Unidade Sebrae Zona da Mata.

 Dessa forma, o projeto visa viabilizar e promover a competitividade empresarial. Promovendo, com isso, a inserção digital dos pequenos negócios, prepará-los para o acesso à novos mercados, realizar uma jornada de transformação para elevação da maturidade empresarial, apoiar o empreendedorismo e promover o empreendedor do futuro.

 Também está, entre as metas votadas aos ambientes de negócios, a Criação da Agenda de Desenvolvimento Municipal pelo Comitê Municipal de Governança, criação/revisão de Marcos Legais e a criação/reposicionamento da Sala do Empreendedor. Além disso, capacitar atores municipais, entre eles o Agente de Desenvolvimento, a preparação/otimização da REDESIM, compras Governamentais e a Regionalização da Merenda Escolar.

 Serviço:

Acesso ao edital: https://bit.ly/3qhO5OH