Outubro da Inovação

Sebrae apoia Hackathon que vai desenvolver soluções financeiras inovadoras para pequenos negócios

Iniciativa da GetNet, empresa de tecnologia do grupo Santander, registra 1 mil inscrições de profissionais interessados em contribuir com novas ideias

 O presidente do Sebrae, Carlos Melles, participou, na noite de sexta-feira (9), do evento de abertura do “Hackathon Empreenda GetNet – Fomento aos Pequenos Negócios”. O hackathon tem como objetivo desenvolver soluções financeiras, que ajudem as micro, pequenas e médias empresas a superarem a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus.

 Os hackathons são maratonas de programação, que têm o propósito de oferecer soluções e serviços inovadores que vão ao encontro das necessidades das empresas ou pessoas. O desafio proposto pela GetNet (empresa de tecnologia do grupo Santander), foi reunir desenvolvedores e profissionais de diversas áreas, dispostos a criar novas alternativas, por meio de serviços financeiros, que possam mudar a realidade e potencializar a receita das pequenas e médias empresas brasileiras. Segundo os organizadores, cerca de mil pessoas se inscreveram para participar da iniciativa.

Carlos Melles destacou o papel estratégico que os pequenos negócios desempenham na economia do país e ressaltou que apoiar as micro e pequenas empresas é fundamental para que o Brasil consiga superar a crise de forma rápida e segura. “Os pequenos negócios geram mais de 55% de todos os empregos formais, são responsáveis por cerca de 30% do PIB do país e serão o motor capaz de impulsionar a nossa economia”, comenta. Segundo o presidente do Sebrae, a maioria das empresas já retomou as atividades. O grande problema agora, avalia, é resolver o problema do acesso a crédito. “Nós conseguimos, com o apoio do governo e do Congresso, aprimorar bastante o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas no Brasil. Reduzimos a burocracia, melhoramos a questão tributária, mas o crédito ainda precisa ser aprimorado”, acrescentou. “No mês da inovação, nossa aposta é nas novas tecnologias, que podem tornar esse acesso a recursos financeiros por parte dos empreendedores, algo muito mais simples, rápido e seguro”, concluiu Melles.

Mês da Inovação.

Essa é uma iniciativa exclusiva e inédita na qual vem sendo realizada uma vasta programação de eventos com objetivo de falar sobre como adotar novas tecnologias para aumentar o lucro e a competitividade nos micros e pequenos negócios. A iniciativa quer reforçar para os empreendedores brasileiros a compreensão de que inovação não é algo restrito ao universo das grandes empresas, que não implica – necessariamente – em grandes investimentos de recursos e nem se restringe apenas à tecnologia.