Sustentabilidade

Sebrae participa de mobilização com a Rede Brasil do Pacto Global

Pequenos negócios serão incentivados a promover ações pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Empresas signatárias da Rede Brasil do Pacto Global, entre elas, o Sebrae, estão participando da ação inédita para fortalecer a implementação da Agenda 2030 no país. Intitulada “Campanha ODS e Setor Empresarial”, a iniciativa tem o objetivo de estimular a participação do setor privado no alcance das metas da Organização das Nações Unidas (ONU) em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A ONU define como desenvolvimento sustentável “aquele que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”.

“Os pequenos negócios podem contribuir com os ODS, uma vez que sua proposta de valor ajuda no avanço do desenvolvimento sustentável, tanto minimizando os impactos negativos quanto maximizando os impactos positivos nas pessoas e no planeta. Ou seja, ter negócios com propósito que incorporam o impacto social e ambiental, além do financeiro no negócio principal e na governança, é chave para contribuir com a Agenda 2030 e os ODS. E, contribuir para a solução de problemas sistêmicos leva os pequenos negócios a se engajarem cada vez mais em parcerias e formação de redes em prol de causas globais”, pondera a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

Em 2015, a ONU propôs aos seus países-membros uma nova agenda de desenvolvimento sustentável para os próximos 15 anos, a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS buscam principalmente assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas e agir contra as mudanças climáticas. O setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias e influenciador e engajador dos mais diversos públicos – governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Pacto Global
Lançado em 2000, o Pacto Global é uma iniciativa voluntária que procura definir diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A iniciativa é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente são quase 13 mil signatários articulados em mais de 160 países.