Neste mês

Seminário de Aquicultura trará profissionais de renome a Teresina

Evento terá palestras, minicursos e exposição de máquinas e equipamentos

Seminário de Aquicultura terá palestras, cursos e exposição.Teresina - Entre os dias 20 e 22 deste mês, o Sebrae no Piauí realizará o Seminário Piauiense de Aquicultura, parceria com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). O evento contará com palestras e minicursos, além de exposição de máquinas, equipamentos e peixes ornamentais. O público-alvo são empreendedores, empresários, técnicos, pesquisadores, estudantes e demais pessoas interessadas em conhecer ou investir em atividades que fazem parte da cadeia produtiva da aquicultura, a exemplo da piscicultura e da carcinicultura. 

“Estamos preparando um evento amplo, que atenda as mais variadas demandas por informação e conhecimento acerca da atividade aquícola. A ideia é contribuir com o incremento da produtividade e da competitividade dos empreendimentos, promovendo o avanço da aquicultura no estado”, afirma o diretor técnico do Sebrae no Piauí, Delano Rocha. 

O seminário conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Câmara Setorial de Piscicultura do Piauí, Banco do Nordeste, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), entre outras instituições e empresas privadas. Mais informações e inscrições no site www.sdr.pi.gov.br

Minicursos 

No dia 20 de setembro, pela manhã, será realizado o minicurso Cultivo de Camarão Marinho em Águas Oligoalinas – Do Povoamento à Despesca, ministrado pelo engenheiro de pesca, Carlos Alberto Alpoim, supervisor técnico de Aquicultura da Guabi, empresa líder de mercado em nutrição animal e referência em inovação. 

Na parte da tarde, acontecerá o minicurso Cultivo de Peixes em Tanques Rede e Viveiros, com o pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Laurindo Rodrigues. Formado em Zootecnia, ele tem mestrado e doutorado em aquicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, além de vasta experiência na área de Recursos Pesqueiros. 

Palestras 

A programação do evento conta também, nos dias 21 e 22 de setembro, com 12 palestras, com profissionais de renome no Brasil e no exterior. Serão trabalhador temas como gestão na aquicultura, inovações e tecnologias, diversificação da produção, nutrição e alimentação de peixes, mercado para os produtos aquícolas e linhas de crédito para a piscicultura.

O engenheiro agrônomo Fernando Kubtiza ministrará a palestra Os Impactos da Qualidade da Água na Produção de Peixes em Viveiros. Kubtiza é um dos mais conceituados profissionais da América Latina quando se trata de piscicultura, tendo doutorado em Aquicultura pela Auburn University, Alabama (EUA). 

Boas Práticas de Manejo Sanitário na Piscicultura Intensiva de Tanques Rede será o tema da palestra do médico veterinário Rodrigo Zanolo, mestre em Ciência Animal pela Universidade Estadual de Londrina e que atualmente exerce a função de gerente técnico da América Latina da MSD Saúde Animal. 

Exposição 

Na exposição aquícola serão apresentadas máquinas, equipamentos e peixes ornamentais, com destaque para os tanques de engorda com aeradores movidos a energia solar, unidade de produção de alevinos e máquina de processamento de pescados. 

Serviço:

Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Piauí: (86) 3216-1356
Agência Sebrae de Notícias Piauí: (86) 3216-1325
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.twitter.com/pi_sebrae
www.facebook.com/sebraepiaui

Tags: aquicultura