Design

SPFWDay leva semana da moda a 12 cidades

Pela primeira vez, o São Paulo Fashion Week vai a outros estados com o SPFWDay – iniciativa que pretende inspirar e capacitar empreendedores de moda e design

Belém - Estimulado pela iniciativa de fomentar o empreendedorismo na moda, o Instituto Nacional de Moda e Design (IN-MOD) e o Sebrae lançam a primeira edição do SPFWDay. A ideia principal é promover um ambiente de inspiração e troca de conhecimentos para micro e pequenas empresas brasileiras, a partir de temas explorados na última edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), tendências de mercado e experiências de estilistas e marcas de alto valor agregado.

A proposta também é gerar reflexão sobre a produção local e dar visibilidade à moda de cada região. Para isso, a cada edição do evento, três cidades receberão uma programação de palestras e bate-papos acompanhada de uma exposição de moda multimídia. Ao longo de quatro edições, o SPFWDay percorrerá 12 estados. A primeira edição contempla as cidades de Belém (PA), Natal (RN) e Cricúma (SC) com programações fechadas para os meses de julho e agosto.

O mercado de moda no Brasil movimenta mais de 365 mil empresas de varejo, tornando o país o quinto no ranking dos maiores consumidores mundiais de roupas*. Esses números reforçam como esse mercado tem amadurecido, buscado cada vez mais criatividade e estimulado novos empreendedores a construírem seu espaço no setor. “O SPFWDay permitirá uma experiência do São Paulo Fashion Week nos estados. Por meio dos nossos conteúdos e das experiências de profissionais renomados do setor, queremos oferecer oportunidades para muitos empreendedores que buscam encontrar um caminho próprio dentro do negócio da moda”, destaca Paulo Borges, criador do SPFW.

O conteúdo do SPFWDay é dirigido a designers e empreendedores do setor da moda. São negócios de pequeno porte em confecção, calçados, acessórios, gemas e jóias, por exemplo. A expectativa é reunir cerca de 150 empresários à frente de pequenos negócios em cada  evento, a convite do Sebrae.

“O SPFWDay complementa o trabalho desenvolvido desde 2012, a partir da primeira parceria Sebrae e IN-MOD. Na última edição do SPFW, pequenos negócios da moda desfilaram na passarela, e cerca de 100 empresários foram atendidos por meio de missão técnica, que promoveu sua imersão nesse importante circuito da moda. Agora, com o SPFWDay, vamos levar esse conhecimento a um número maior de empresários que acabam não podendo participar da maior semana da moda do Brasil, que acontece em São Paulo”, assinala a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

A programação do SPFWDay será dividida em dois dias. No primeiro, contará com uma palestra do idealizador do SPFW, Paulo Borges, apresentando um review da temporada e destacando os principais assuntos, que influenciam o processo de criação e mercado. Na sequência, os convidados seguirão para a  exposição multimídia.

A exposição trará criações, fotos e vídeos com base no conteúdo lançado na SPFWN43, como bastidores, passarelas e looks marcantes, seja pela inovação no processo, tecido ou design, e um editorial de moda realizado pela plataforma FFW (ffw.com.br) com criações de pequenos negócios dos estados contemplados (Pará, Rio Grande do Norte e Santa Catarina).

O editorial dá corpo à segunda exposição do evento, Made in Brasil. Com fotografia de Rafael Pavaroti, styling de Daniel Ueda e beleza por Camila de Alexandre, as top models Maria Oliveira (Way), Amira (Way), Nala Salomé (Oyxgen) e Nayara Oliveira (Prime) vestem criações de Amazonia Zen, Celeste Heitmann, Da Tribu, Fabio Purificação, Madame Floresta, Monica Matos, Na Figueiredo, Roor, Tiago Prado e Yemara Ateliê, do Pará; Cris Iglesias, Dominique (RN), Jardim de Ideia, Lush, Matersol, Palone Design, S Design e Vankoke, do Rio Grande do Norte;  bem como, Melody, Nangara e PKD, de Santa Catarina.

No segundo dia, duas palestras técnicas. A primeira será apresentada por um estilista do SPFW que fala sobre processo criativo e gestão de seus negócios. A segunda trará uma consultoria de tendências, decodificando movimentos de comportamento que impactam o mercado e a maneira como marcas e consumidores se relacionam no século XXI. As apresentações são seguidas de uma mesa-redonda sobre o mercado e o contexto local.

Para cada cidade visitada, a curadoria do SPFW vai fazer a seleção de um look de cinco empresas com o objetivo de reconhecer e reforçar a estratégia de vendas de varejo das marcas escolhidas. Os looks selecionados ganharão a tag “spfw Ama”, valorizando a escolha do consumidor a partir do olhar de experts da equipe SPFW.
Para mais informações e inscrições no SPFWDay, procure o Sebrae no seu estado.
O SPFWDay integra uma série de ações organizadas pelo IN-MOD voltada para o desenvolvimento sustentável de médio e longo prazo da moda e do design brasileiros.

*Fontes: Estudo AT Kearney (2013)  e Relação Anual de Informações Sociais (RAIS - 2011)

Serviço

SPFWDay Belém (PA)
Dias 12 e 13 de julho de 2017
Palestrantes: Paulo Borges, Iza Dezon (Peclers) e Patricia Bonaldi
Local: Espaço São José Liberto – Praça Amazonas, S/Nº, Jurunas | Belém, Pará
Inscrições: www.sympla.com.br

SPFWDay Natal (RN)
Dias 20  e 21 de julho de 2017
Palestrantes: Paulo Borges, Iza Dezon (Peclers) e Amir Slama
Local: Imirá Plaza Hotel e Convention – Via Costeira, 4077 – Parque das Dunas
Inscrições: 0800 570 0800

SPFWDay Cricúma (SC)
Dias 3 e 4 de agosto de 2017
Palestrantes: Paulo Borges, Mariana Santiloni (WGSN) e Raphael Varandas (Cotton Project)
Local: Rua Ernesto Bianchini Góes, 91 - Próspera, Criciúma - SC
Inscrições: www.sympla.com.br

Mais informações:
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