Em São Paulo

Workshop discute negócios de impacto social

Atividade será realizada pelo Sebrae e PNUD nesta sexta-feira (22)

Brasília - O Sebrae e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promovem, nesta sexta-feira (22), em São Paulo, o workshop Iniciativa Incluir: Gestão do Conhecimento no Ecossistema de Negócios de Impacto Brasileiro. O objetivo é discutir temas relacionados ao empreendedorismo social, que se caracteriza por proporcionar impacto positivo em uma comunidade, ampliando as perspectivas de pessoas marginalizadas pela sociedade, aliada à possibilidade de gerar renda e autonomia financeira para indivíduos de baixa renda. As estimativas indicam a existência de 22 mil negócios sociais e inclusivos no Brasil, atualmente.

“É importante debater esses temas, porque a ideia de unir negócio e inclusão social estabelece um novo paradigma de fazer negócio. Essas iniciativas alavancam o desenvolvimento de atividades de impacto socioambiental em áreas de difícil acesso. Portanto, devemos ter clareza também quanto à importância de investir em inovação de maneira sustentável, preservando o meio ambiente”, afirma a diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes.

A pauta do workshop inclui o tema “O ecossistema a partir da narrativa de seus atores”, que terá a apresentação de resultados de pesquisas desk research - levantamentos realizados com dados secundários - sobre negócios de impacto social, com a professora Graziella Maria Comini, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP). Na sequência, a professora abordará as “Reflexões coletivas sobre o futuro do campo de negócios de impacto”, junto com Edgard Barki, professor na Fundação Getúlio Vargas (FGV). A terceira e última atividade do evento será uma discussão em grupo sobre iniciativas relevantes dos atores do ecossistema para a expansão e fortalecimento dos negócios de impacto social.

O workshop está sendo realizado nesta sexta-feira (22), entre 8h30 e 12h30, na sala Ruy Leme, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP), Butantã.

SEBRAE 45 ANOS

O Sebrae comemora este ano quatro décadas e meia de atuação em defesa dos pequenos negócios. As micro e pequenas empresas representam 98,5% do total de empreendedores no Brasil, respondem por 27% do Produto Interno Bruto (PIB) e geram mais da metade dos empregos no País. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae.

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

Tags: Negócios de Impacto Social