Empreendedorismo

Mulheres empreendem mais que os homens

Sebrae promove debate ao vivo pelo Facebook para apontar os desafios das empreendedoras, que respondem por 51,5% dos novos negócios do país

Débora Cronemberger se agarrou à paixão por joias e transformou o desemprego em oportunidade de negócios, em Brasília (DF). Ana Carolina Souza ganhou da mãe, aos 15 anos, a maleta de manicure que seria o pontapé do próprio salão de beleza, em Caculé (BA). Sarah Trevisan viu no delivery de comida japonesa a chance de atender à demanda de consumidores de Altamira (PA) e conciliar a vida profissional com os cuidados da filha de dois anos. Débora, Ana e Sarah são o retrato da mulher empreendedora brasileira. Desde 2016, elas chefiam a maioria (51,5%) dos novos negócios no país, segundo constatou a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM).

 

Entre os novos empreendedores, aqueles que possuem um negócio com até 3,5 anos, as mulheres têm uma taxa de empreendedorismo superior à dos homens. A taxa delas é de 15,4%, enquanto a masculina é de 12,6%. A pesquisa GEM 2016 constatou também que as mulheres abrem uma empresa mais por necessidade do que os homens. Entre os novos empresários, 48% delas iniciam a atividade empresarial porque precisam complementar a renda ou se buscam recolocação no mercado de trabalho. Já entre os homens, esse número cai para 37%.

 

Segundo a pesquisa Donos de Negócio no Brasil, análise de gênero (que utiliza dados da Pnad/IBGE de 2016) o número de brasileiras empresárias cresceu 34% entre 2001 e 2014, enquanto o aumento de homens nesta situação, no mesmo período, foi de 14%. Elas empreendem mais em casa (35%), são mais qualificadas que os homens empresários e dedicam menos tempo ao negócio (34 horas semanais, enquanto os homens trabalham 42 horas por semana).

 

“Esse movimento de empoderamento feminino é crescente há alguns anos e em várias esferas, seja na política, na iniciativa privada e, claro, à frente dos negócios. Elas empreendem para gerar renda e também atender às próprias demandas”, analisa o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos.

 

Live

 

Para homenagear mulheres como Débora, Ana Carolina e Sarah, que participaram da campanha #SouEmpreendedora nas mídias sociais, o Sebrae vai promover um bate-papo ao vivo pelo Facebook da instituição no Dia Internacional da Mulher (8 de março), às 17h. Sob o comando da jornalista e empresária Millena Lopes, empreendedoras de diferentes setores vão debater os desafios da mulher à frente dos negócios. Confira: https://www.facebook.com/sebrae/

 

Conheça mais sobre as empresárias que participaram da Campanha #SouEmpreendedora:

 

- Débora Cronemberger / Debcronemjoias
www.debcronemjoias.com.br

https://www.instagram.com/debcronemjoias/

 

- Ana Carolina Souza / Morena Flor

https://www.instagram.com/p/Bf-5RFkFA6Y/?taken-by=sebraenacional

 https://www.instagram.com/morenaflorcle/

- Sarah Trevisan / I Love Sushi

https://www.instagram.com/i_lovesushi/

https://www.facebook.com/ilovesushiatm/

 

 

 

 

Assessoria de Imprensa Sebrae:
(61) 3348-7570/3348-7754

imprensa@sebrae.com.br

Para empreendedores: Central de Relacionamento Sebrae 0800 570 0800