SJProspera

São José dos Pinhais ganha Conselho de Desenvolvimento Econômico

Iniciativa se baseia em metodologia inédita desenvolvida pelo Sebrae/PR; lei que cria o Conselho foi sancionada no dia 4, data da posse dos membros

O município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), agora conta com um Conselho de Desenvolvimento Econômico, que une sociedade civil organizada, entidades empresariais e poder público constituído, para pensar conjuntamente o desenvolvimento do município em médio e longo prazos. Batizado SJProspera, o Conselho – cuja posse dos 24 membros de diferentes segmentos econômicos e empresariais ocorreu na noite da quinta-feira (4) – tem caráter deliberativo e consultivo. 

A iniciativa se baseia em metodologia inédita desenvolvida pelo Sebrae/PR, a pedido da Associação Empresarial de São José dos Pinhais (Aciap) e outras associações comerciais da RMC. O trabalho teve início em 2017, com a constituição do Comitê Gestor Organizador, composto por Prefeitura, Câmara, Aciap e Sebrae/PR, e a identificação de entidades e lideranças da cidade. Na cerimônia de constituição e posse do Conselho, na quinta-feira (04/10), foi sancionada a Lei de Criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico que compõe o SJProspera e o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. 

Na ocasião, o Sebrae/PR entregou o planejamento estratégico da cidade para 2040 – quando a cidade completa 350 anos. A visão de futuro construída coletivamente é: “Um Município próspero, inovador, participativo e sustentável, norteado pela educação e conhecimento”.

O diretor-superintendente do Sebrae/PR, Vitor Roberto Tioqueta, destaca que o grande diferencial do SJProspera é pensar o presente e futuro do município com o envolvimento do setor produtivo, população e poder público. 

“O Programa tem muito mais chances de acontecer porque não tem um dono, ele é da sociedade de São José dos Pinhais. A partir do momento em que todos se envolvem, existe um forte sentimento de pertencimento e responsabilidade. O desenvolvimento territorial se apoia em uma rede capaz de identificar o que de melhor uma cidade tem a oferecer e isso faz nascer uma estratégia que torna o município e o território mais competitivos”, afirma. O coordenador regional de Ambiente de Negócios do Sebrae/PR, Vinícius Milani, ocupa uma cadeira no Conselho. 

Prefeito de São José dos Pinhais e presidente de honra do SJProspera, Antônio Benedito Fenelon reforça que o projeto perpassa as gestões, já que tem como objetivo a continuidade das ações voltadas ao desenvolvimento econômico do município. “Esse projeto vem sendo construído de maneira muito democrática. Hoje é o dia em que realizo um sonho, de dividir com a nossa população, com a sociedade civil organizada e os poderes constituídos a nossa administração. Não só aquilo que queremos para agora, mas o que queremos para os próximos 20, 30 anos, quando nossa população vai dobrar”, projeta. 

O vice-presidente da Aciap, Sidnei Jocemir Nascimento, define o SJProspera como um grande divisor de águas, que traz a sociedade civil organizada para participar da administração da cidade, propondo ações do interesse da população. “Só temos a parabenizar os envolvidos, o prefeito e os vereadores, e os nossos diretores da Aciap que foram atrás, sonharam isso para São José. Em 2016, estivemos em Maringá, para conhecer o Codem, constituído há 20 anos, e vimos que isso caberia muito bem aqui, para ter uma cidade melhor”, recorda o conselheiro.

Também membro do Conselho, o presidente da Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais, Assis Manoel Pereira, afirma que o SJProspera coroa um trabalho coletivo, realizado ao longo de 18 meses.  “É preciso destacar o esforço do Sebrae/PR, Aciap, e o prefeito que aderiu a essa ideia muito boa. Hoje está sendo formalizado o Conselho e empossados os conselheiros. A partir disso as discussões feitas na plenária são levadas ao prefeito e Câmara”, explica.

Inicialmente denominado Prodec, o Conselho recebeu o nome SJProspera por meio de um concurso cultural envolvendo alunos do 5º ano da rede pública e privada do município. Foram 765 trabalhos (256 por categoria), avaliados por uma comissão de lideranças entrevistadas ao longo do Programa. No final, o slogan escolhido foi “Uma ação de presente para um futuro melhor”.

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

 
Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Paraná: Bruna Komarchesqui - (41) 98874-4907
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br