Inovação

Capital Empreendedor terá nova programação em 2020

Lançamento do projeto do Sebrae - que aproxima empreendedores de investidores - acontecerá de forma totalmente online no dia 23 de junho

O Capital Empreendedor, projeto liderado pelo Sebrae que aproxima empreendedores de startups e investidores, acontecerá com formato diferenciado em 2020. Além de apresentar novas ações e parceiros, o evento será totalmente online, atendendo à necessidade de segurança diante dos riscos à saúde provocados pelo covid-19. O lançamento do Capital Empreendedor, que acontecerá no dia 23 de junho, terá a participação de investidores dos vários estágios do capital de risco, como as aceleradoras, plataformas de Crowdfunding de Investimento, investidores anjo e Fundos de Investimento. 

A proposta do Sebrae, nesta terceira edição, no lançamento nacional, é sensibilizar em torno de 2.000 empresas. Na sequência, acontecerá o ciclo de preparação dos empreendedores, pelo qual passarão cerca de 300 empresas, que será realizado em nove estados (AM, ES, PB, PR, RO, RS, SC, SP e TO).

Expandindo a participação, em 2020, empresas que não estão localizadas nos estados indicados poderão se inscrever e participar do Projeto. “O projeto tem etapas nas quais os empreendedores são avaliados por mentores, investidores e por games especialmente desenvolvidos para o Ciclo”, explica a analista Maria Auxiliadora Umbelino, gestora Nacional do Projeto, da Unidade de Captalização e Serviços Financeiros do Sebrae.

Dentre as novidades desta edição, está o aporte do Sebrae em Fundos de Investimento em Participação (FIPs) de R$ 7 milhões no Fundo Brasil Central, gerido pela Cedro Capital, com atuação nas regiões Centro-Oeste, Norte e em parte de Minas Gerais. Outra inovação será a 1ª capacitação de investidores-anjo totalmente voltada a experiências práticas, aplicada pelo Sebrae Santa Catarina, em parceria com a Harvard Angels, na qual os potenciais investidores participarão da mesa de decisão de investimento.

A 1ª fase do Capital Empreendedor tem como público-alvo o ecossistema de inovação, pequenos negócios inovadores e startups atendidas em programas do Sebrae, marcando o início do processo de aproximação com os agentes do ecossistema de capital de risco nacional. Em um 2º momento, as empresas classificadas na primeira fase, participarão do workshop de empreendedores, etapa em que conhecerão os principais mecanismos de funcionamento e critérios de decisão de um investidor de risco. A mentoria corresponderá à 3ª fase do projeto, momento em que os empresários receberão orientações para melhorias e adequações no modelo de negócios, comportamento, internacionalização, governança, máquina de vendas, growth, produtos, dados, marketing e negociação.

Para que essa aproximação e negociação com investidores se concretize de forma consistente, foram estruturadas parcerias com players do ecossistema de investimento. Eles contribuirão com a formação desses empreendedores, por meio de workshops, mentorias e rodadas de investimento. Nas duas edições anteriores do Capital Empreendedor, 29 empresas fizeram acordos de investimentos, totalizando R$ 20,8 milhões. Para as empresas finalistas, que seguirão para a última etapa do ano, o circuito de investimentos, fase em que as empresas sentarão na mesa com investidores para apresentar seus negócios, o atendimento será continuado no ano seguinte, por meio de mentorias nos temas: Marketing, Comportamental, Analytics e Scale Up, Internacionalização e Jurídica.

  

Programação Capital Empreendedor 2020

https://capitalempreendedor2020.com.br/

Lançamento em 23/06/2020

17h - Abertura - Marcio Augusto – Gerente Unidade de Capitalização e Serviços Financeiros

17h10 – Apresentação Projeto Capital Empreendedor 2020

17h30 – Neokohm – Allan Carniel (startup investida)

17h40 - Painel 1 – Desafios e oportunidades para o investimento early stage em startups em 2020.

18h30 – Painel 2 – Momento do investimento de fundos e perspectivas para os próximos anos.

19h20 – Avisos finais