Crédito

Sala do Empreendedor de Bom Jesus do Sul, no sudoeste do PR, amplia serviços

MEIs e empresários de micro e pequenas empresas do município na fronteira com a Argentina terão apoio para obtenção de crédito com a SGC Garantisudoeste

Os microempreendedores individuais (MEIs) e os empresários de micro e pequenas empresas de Bom Jesus do Sul, no sudoeste do Estado, terão acesso a novas opções de crédito a partir deste mês de outubro. Depois de a Prefeitura assinar convênio com a Fomento Paraná, para a instalação do Banco do Empreendedor no município, os empreendedores também contarão com o apoio da Sociedade de Garantia de Crédito do Sudoeste do Paraná (Garantisudoeste). 

A Sala do Empreendedor do município, fruto da parceria do Poder Público com o Sebrae/PR no programa Cidade Empreendedora, concentrará o atendimento do Banco do Empreendedor e da Garantisudoeste. 

Gilcindo de Castro Corrêa Neto, consultor do Sebrae/PR, observa que o convênio com a SGC objetiva definir as condições operacionais das concessões de cartas de garantia. 

“Os termos do convênio estabelecem a SGC, na condição de responsável pela contratação das garantias, e o Município de Bom Jesus do Sul, na condição única e exclusiva, de responsável pela orientação e assessoramento na formalização das operações de garantia a serem fornecidas pela SGC, por intermédio da Sala do Empreendedor”, ressalta. 

Segundo o consultor, a participação do Sebrae/PR no processo vai desde a composição do fundo garantidor e suporte técnico às Sociedades de Garantia de Crédito, até o apoio às Salas do Empreendedor dos municípios participantes do programa Cidade Empreendedora, como é o caso de Bom Jesus do Sul. 

“A intenção é facilitar o acesso ao crédito produtivo no município, a partir da ampliação da rede de oferta de linhas de financiamento com juros menores, uma vez que a garantia de crédito reduz o risco de inadimplência das instituições financeiras”, destaca Gilcindo. 

O consultor acrescenta que a Garantisudoeste tem condições de operacionalizar cartas de garantia com as principais cooperativas de crédito da região, como Sicoob, Sicredi e Cresol, além da Fomento Paraná e BRDE. 

O atendimento será realizado por Vilson Roberto dos Santos, agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor. No município, ele atenderá também ao Banco do Empreendedor, oferecendo microcrédito da Fomento Paraná, com valores de até R$ 20 mil. 

“A Sala do Empreendedor promoveu, de 24 a 26 de setembro, curso sobre Educação Financeira a MEIs e empresários. A partir de agora, vamos começar a apresentar as opções de crédito disponíveis, como o microcrédito da Fomento Paraná e as linhas de financiamento com cooperativas de crédito, com as possibilidades da Garantisudoeste”, antecipa Vilson dos Santos. O agente de desenvolvimento e de crédito relata que muitos empresários não conhecem as possibilidades e os benefícios da SGC. 

Taciana Rodrigues, diretora executiva da Garantisudoeste, diz que a SGC tem procurado meios de ampliar a divulgação e o atendimento aos empresários. 

“Estamos buscando formas de disseminar o crédito e alcançar o máximo de municípios da região. A parceria com a Sala do Empreendedor de Bom Jesus do Sul é estratégica, pois o agente de desenvolvimento já tem conhecimento das empresas locais e poderá filtrar aquelas que podem se beneficiar”, salienta Taciana. 

A executiva da Garantisudoeste adianta que, nos próximos dias, Vilson Roberto dos Santos passará por um treinamento antes de atuar como agente de crédito da SGC. 

“Em outubro, teremos o atendimento a micro e pequenas empresas e empresas de pequeno porte para outras opções de crédito com taxas menores, prazos diferenciados”, anuncia. “As cooperativas da região vêm trabalhando com juros de 2,3%, aproximadamente. Pela SCG, a taxa pode ser de até 1,2%”, compara a diretora executiva.

 

 

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Deseja ampliar os negócios ou pretende iniciar um, comece em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa - empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Sul: Antônio Menegatti - (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br
 

Tags: SGC, Sala do Empreendedor, Sebrae/PR, Sociedade Garantidora de Crédito