Empreendedorismo

Comércio e serviços conhecem novas práticas para inovar

MoveIN acontece em Brasília, nos dias 8 e 9 de maio, e será destinado a empreendedores e pequenos negócios que pretendem inovar seus negócios para competir no mercado

O Sebrae e a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), realizam entre os dias 8 e 9 de maio, o Movimento para a Inovação em Comércio e Serviços (MovIN). O evento será destinado a empreendedores dos setores, pequenos empresários e representantes de entidades sindicais que atuam na área. A intenção é aprimorar a gestão para que, na era digital, os negociantes ganhem mais competitividade com a adoção de boas práticas e com novas tendências.

O evento começa no dia 8, às 10h, com o primeiro bloco, que será sobre “O novo consumidor”. O empresário Facundo Guerra apresentará o painel “Sua empresa está preparada para o mundo?”. Ele é um dos um dos maiores empreendedores brasileiros quando o assunto é inovação, economia criativa e comportamento do consumidor. Com mais de 10 negócios de sucesso voltados ao entretenimento, entre bares, espaços públicos, casas de show, Guerra lançou o aplicativo GIG, que já impacta mais de 1,2 milhões de pessoas por ano. O GIG é uma plataforma de fomento a música ao vivo por geolocalização. Por meio dele, uma pessoa encontra e recebe notificações de shows e festas próximas.

Logo em seguida haverá uma mesa de debates, com a participação dos empresários Fábio Watte e Marina Age Saide Schwartzman e de Anna Beatriz Waehneldt, do Senac Nacional. A mediação será da diretora técnica do Sebrae, Heloiza Menezes.  À tarde haverá uma apresentação sobre Programa de Desenvolvimento Empresarial pela Fecomércio e pelo Sebrae, ambos do Paraná. O segundo bloco do evento será Empresas 360° - A revolução da gestão.

No mesmo bloco haverá a palestra “A revolução dos pequenos”, com engenheiro mecânico Edmour Saiani. Ele é formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) com Pós-graduação em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Também atua como consultor da empresa Ponto Frio e do Grupo GPA Malls e foi fundador da Ponto de Referência, onde atua como consultor, facilitador, e palestrante especializado na melhoria da cultura do atendimento. Também é autor de dois livros sobre o tema.

Em seguida, haverá a apresentação de casos envolvendo mulheres de negócios, com o painel “O contexto do empreendedorismo feminino”. Os debates serão com as empresárias Cida Aguilar e Daiana Garcia e moderação de Elizabet Campos, da Fecomércio do Distrito Federal.

Ao final do bloco, às 15h30, haverá o painel “Pensamento 360° para melhorar o desempenho do varejo, com o arquiteto Júlio Takano Kawahara. Júlio é CEO da Kawahara | Takano Retailing, empresa que atua no varejo desenvolvendo arquitetura de negócios e conceitos de store design e visual merchandising, fundada há mais de 26 anos. Ele foi fundador e conselheiro da Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo (ABIESV). A mesa de debate será sobre a produtividade do setor, mediada pelo diretor do Sebrae, Vinícius Lages e terá a presença do empresário Felipe Pedroso e de Marco Aurélio Sprovieri, diretor da CNC.

No dia 9, o MovIN começa às 9h com o bloco “Retail Tech: Inovação e tecnologia de varejo”, com a apresentação do painel “Inovação e diferenciação de mercado”, com Cláudio Forner, que é administrador de empresas e especialista em comercialização internacional.  Ele atua como consultor credenciado pelo Sebrae em empreendedorismo e no desenvolvimento de metodologias para capacitação empreendedora, com experiência de 20 anos de atuação. Exerce a função de Instrutor líder do Empretec no Brasil e possui credenciamento como International Master Training da UNCTAD-ONU para formação de instrutores e capacitação de empreendedores no exterior.

Em seguida será realizada uma mesa de debates que terá como moderador o coordenador da CNC, Francisco Saboya e a participação de dois empresários. No final da manhã será o bloco sobre “Disrupção tecnológica & Omnichannel”, com a apresentação do painel do administrador de empresas  Eduardo Yamashita. Ele atuou como Coordenador de Projetos do Carrefour Comércio e Indústria Ltda e é o atual Diretor de Inteligência de Mercado da GS&MD – Gouvêa de Souza.

O evento será encerrado com a mesa de debates que terá a moderação de Aldo Gonçalves, do Clube de Diretores Lojistas (CDL) do Rio de Janeiro. O presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), João Sanzovo Neto fará uma exposição sobre “o uso do Big Data no varejo”.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Movimento para a Inovação em Comércio e Serviços – MovIN 2018

QUANDO: 8 e 9 de maio

ONDE: Auditório da CNC - SBN Q1 Bloco B, n.° 14, Edifício CNC, Subsolo – Brasília

INSCRIÇÕES E CREDENCIAMENTO: movin2018.com.br