COMÉRCIO

World Chambers Congress inicia sua 11ª edição com destaque para o papel dos pequenos negócios

Mais de 1000 lideranças empresarias e autoridades de vários países estarão reunidos no Rio de Janeiro até sexta (14)

O maior evento de câmaras de comércio do mundo iniciou hoje (12) sua ampla programação, que se estende até sexta-feira (14) e irá debater a construção de um “futuro compartilhado” para a economia mundial, de olho na importância dos pequenos negócios. Mais de 1.000 lideranças empresariais e autoridades de vários países estarão presentes no evento, realizado pela primeira vez na América do Sul pela International Chamber of Commerce (ICC), em parceria com a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

George Pinheiro, presidente da CACB, ressaltou durante a cerimônia de abertura, a oportunidade única de promover o amplo debate que visa soluções que promovam aos países acesso a inovação e tecnologia por meio de uma economia sustentável e colaborativa. “Assim, cada país aqui presente pode incorporar a desburocratização e promover a competitividade nos negócios”, completou.

O governador do Rio de Janeiro, Wilson José Witzel, compareceu a abertura juntamente com o prefeito, Marcelo Crivela. Ambos ressaltaram o potencial do Rio de Janeiro como um dos principais destinos turísticos e player fundamental no fluxo de mercadorias do país. “Nossa meta é facilitar o ambiente de negócios por meio da desburocratização e oferecer segurança jurídica para que os empreendedores possam abrir seus negócios”, disse Witzel. O governador ainda citou algumas metas que visam fortalecer o empreendedorismo, como digitalizar 100% dos registros e criar uma “porta única” nos processos de licenciamentos, tendo integrado sistemas de mais de 92 municípios.

Também participaram da sessão de abertura John W. H. Denton, secretário geral da ICC, e Hamad Buamim, presidente e CEO do Câmara de comércio e indústria de Dubai. Ambos destacaram o papel das pequenas e médias empresas no desenvolvimento da economia e geração de emprego. “Precisamos levar essas vozes para o debate. Os políticos precisam entender que um bom comércio é bom para os negócios”, disse Denton. Enquanto Buamim reforçou: “As pequenas e médias empresas estão no centro do que buscamos como câmara de comércio e são o foco da nossa contribuição para o crescimento do setor privado”.

Programação
A programação contará com palestrantes de renome, incluindo Arancha González, diretora executiva da International Trade Centre de Genebra e agente de desenvolvimento das Nações Unidas. Ela é especialista em questões de comércio internacional, foi chefe de gabinete da Direção Geral da Organização Mundial do Comércio e porta-voz da Comissão Europeia para o comércio. Atualmente, co-preside o Conselho da Agenda do Fórum Econômico Mundial (WEF) sobre o Futuro do Comércio e do Investimento. Também já estão confirmados os nomes de Hamad Buamim, presidente e CEO da Dubai Chamber of Commerce and Industry; John W.H. Denton, secretário-geral da ICC; María Fernanda Garza Merodio, presidente e CEO da empresa mexicana Orestia S.A; Yassin Al Suroor, presidente e CEO do A'Amal Group da Arábia Saudita; e Timothy Murphy, do Conselho Global da Mastercard. Há, entre os convidados, palestrantes brasileiros, caso do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do atual ministro da economia Paulo Guedes, e, ainda, destaques como Gita Gopinath, do Fundo Monetário Internacional.


Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754