Inovação

Sebrae marca presença na lista “100 Startups to Watch”

Entre as cem empresas no ranking, 39 delas passaram por atendimento no Sebrae

Na última sexta-feira (9), a revista Pequena Empresas & Grandes Negócios publicou a segunda edição do ranking 100 Startups to Watch, uma lista de startups com potencial promissor em inovação. Representantes das revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS, da Editora Globo, em parceria com as consultorias Corp.vc e EloGroup, foram responsáveis por mapear as startups de destaque. Entre as cem escolhidas, 39 delas passaram por atendimento no Sebrae.

Esse número representa 40% das startups presentes na lista e, de acordo com Natália Bertussi, da Unidade de Inovação, prova a eficiência da instituição. “O Sebrae atua preparando e conectando as startups com o mercado. Ter um número tão representativo dentro dessa lista prova que estamos tendo sucesso na entrega dos nossos serviços e posiciona a instituição como um importante player dentro do ecossistema de inovação”, ressalta Natália.

“Essas empresas demonstram potencial para transformar mercados, impactar consumidores e revirar indústrias. Seus produtos e serviços têm capacidade de escala e de atrair os investimentos corretos para o seu crescimento. Foram escolhidas, portanto, porque se destacam entre as milhares de empresas nascentes do país”, afirma a publicação da PE&GN.

Entre os serviços prestados pelo Sebrae às startups listadas, cinco se sobressaem. Além de projetos de atendimento por parte dos Sebraes estaduais, algumas startups participaram do Inovativa Brasil, desafios Like a Boss, projetos da instituição no InovaBra Habitat e programas de internacionalização de startups. “No final do ano passado, o Sebrae ganhou o Startup Awards na categoria “Corporate” – grande empresa que contribui para o desenvolvimento de startups e ecossistema. A presença da instituição nessa lista, mesmo que indiretamente, é uma validação do prêmio que recebemos”, completa Natália Bertussi.

Ribon, um aplicativo voltado para doações de causas humanitárias

Com mais de 2,2 mil inscritos, o ranking aponta as empresas nas áreas de Agronegócio, Educação, Finanças, Gestão, Impacto, Indústria, Lazer e turismo, Logística, Marketing, Moda e beleza, Realidade virtual, Saúde e bem-estar, Serviços e Tecnologia da informação, mais atrativas para investidores, aceleradoras e programas de corporate venture. A Ribon é exemplo de uma das empresas listadas que receberam atendimento do Sebrae durante seu desenvolvimento. O aplicativo permite a usuários doarem para causas humanitárias quando a tela do smartphone é desbloqueada. O nome faz referência à palavra inglesa que significa “laço”. Para realizar a doação, não é necessário ter dinheiro. A técnica funciona por meio de anunciantes que pagam cada vez que uma propaganda é vista, ao abrir o celular. Dessa forma, o software leva conteúdo relevante (sempre notícias inspiradoras) e patrocinado para os usuários do aplicativo. A verba repassada para o Ribon é destinada à ONGs ou outras instituições de combate à fome, sede e doenças nas regiões mais pobres do mundo.

Criado em 2017, a startup está crescendo rápido. Em fevereiro deste ano, eram 25 mil usuários ativos e, em maio, já estão com 65 mil usuários ativos (que não apenas baixaram o aplicativo, como fazem uso constante). Desde a criação, já foram mais de 300 milhões de "ribons" doados, que resultaram em mais de 2 milhões de doações, divididos em 2.173.744 dias de medicamento para uma pessoa; 4.321.194 dias de fortificação alimentar; 1.543.249 dias de água potável e 1.088.319 dias de saúde básica.

Atualmente, o Ribon tem parceria com quatro projetos de causas humanitárias, realizados por ongs desenvolvimentistas. "Preferimos não trabalhar com projetos meramente assistencialistas", esclarece Pedro Dantas, gestor de novos negócios do aplicativo. "O Sebrae tem sido um parceiro importante. Já nos aproximou de empresas do mercado, no Open Inovation, e nos ajudou a abrir frentes de negociação com várias multinacionais", destaca o fundador da startup, Rafael Rodeiro.

Confira a lista das 100 Startups to Watch e os nomes dos participantes do comitê de avaliação, na publicação da PE&GN.

 

Assessoria de Imprensa Sebrae
Telefone (61) 3348-7570 / (61) 3348-7754