Empreendedorismo

Sebrae participa do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte

O objetivo do Fórum é promover o fortalecimento dos pequenos negócios no país

Aconteceu em Brasília, nesta terça-feira (14), a 1ª Plenária do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Dentre os pontos de interesse do evento estão: o fortalecimento dos pequenos negócios, a inovação dos processos, a geração de emprego e renda e a promoção da competitividade do setor. Presidido e coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação da Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia, o Fórum é de extrema relevância por ser um nascedouro de ideias e propostas voltadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios.
 
“Este é o setor que mais gera emprego, que mais movimenta a economia, e isso em um momento em que precisamos de fato de um motor, de uma arrancada para que a economia do Brasil volte a crescer de forma sustentável”, contou Caio Megale, Secretário de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação. “É importante criar um ambiente propício para o desenvolvimento e crescimento das empresas, para que elas virem grandes empresas”, finaliza o secretário.
 
Carlos Melles, presidente do Sebrae, membro permanente do Fórum, esteve presente para a abertura e parabenizou os envolvidos na coordenação do evento. “Atualmente, são mais de 8 milhões de microempreendedores individuais no país. Pensando no bem-estar desses donos de pequenos negócios, precisamos buscar parcerias e alianças que nos fortaleçam. Assim, o Fórum prova sua extrema importância em representar os interesses da micro e pequena empresa brasileira, uma vez que o evento possibilita o nascimento de grandes ideias e decisões envolvendo o tema”, detalhou o presidente do Sebrae.
 
O evento reuniu membros e representantes de instituições e órgãos governamentais federais, representantes de fóruns estaduais das microempresas e empresas de pequeno porte, entidades de apoio e de representação nacional do segmento, além de bancos e entidades privadas ligadas às MPEs.
 
Sobre o Fórum
O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte é o espaço de interlocução entre o Governo Federal, as instituições nacionais de apoio e representatividade das Micro e Pequenas Empresas e os Fóruns Regionais das 27 Unidades da Federação. O evento tem a finalidade de orientar e assessorar a formulação e coordenação da política nacional de desenvolvimento das microempresas e empresas de pequeno porte, bem como acompanhar e avaliar a sua implantação.