Paranavaí

Comitê Conexão Noroeste reúne lideranças para discutir inovação

Encontro ocorrido nesta semana reuniu lideranças dos setores público e privado para planejar os próximos 20 anos da região com foco em inovação

Como pauta central do encontro, as ações inovadoras para desenvolver micro e pequenas empresas e o ambiente de negócios foram o foco de discussões, no escritório do Sebrae/PR, em Paranavaí. Os membros da Câmara Técnica de Inovação do Comitê Territorial Conexão Noroeste definiram os pontos iniciais do planejamento e detalharam como almejam o futuro da região para os próximos 20 anos na temática. 

Representantes do setor público, privado, de entidades e de academias compõem as lideranças dos 28 municípios que integram o grupo. Durante o encontro que foi dedicado ao planejamento das ações, foram definidas a missão, visão e o objetivo do chamado Sistema Regional de Inovação do Conexão Noroeste, que servirá como uma diretriz para as ações futuras. 

O consultor do Sebrae/PR, responsável pela organização dos Comitês Regionais no noroeste do Estado, Marcos Aurélio Gonçalves, diz que o grupo está engajado no propósito de estudar, planejar e colocar em prática ações que visam fomentar o crescimento destes negócios na região. “Uma destas evidências é a visão definida pelo grupo que pretende, em 20 anos, que a região se consolide como berço da inovação no Paraná. A sinergia e o horizonte do planejamento do grupo ressalta este interesse”, afirma o consultor. 

Para Carlos Henrique Scarabelli, gerente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), as expectativas iniciais do grupo quanto a formação do Comitê Territorial estão se tornando realidade. “Sentimos que o grupo está sintonizado e dedicado a implantar ações de inovação na região. Os objetivos que traçamos em comum são essenciais para que possamos ter um trabalho coeso”, garante. 

Agente de desenvolvimento local de Paraíso do Norte e diretora da Agência do Trabalhador, Elisangela Dias de Oliveira, integra duas frentes de trabalhos no Comitê Territorial Conexão Noroeste, a de compras públicas e também a de inovação. “O Comitê está forte e engajado em transformar a nossa região. E, para isso, é preciso acreditar que a inovação irá nos ajudar e que ela pode ser implantada em todas as áreas”, diz. 

A continuação do planejamento das ações voltadas a inovação da região será no dia 20 de novembro, quando o grupo estabelecerá os objetivos específicos, o plano de ação e o papel de cada entidade participante. 

O Comitê 

O Comitê Territorial Conexão Noroeste trabalha como um núcleo para planejar o desenvolvimento do ambiente de negócios, sendo composto por representantes do setor público e privado da economia, empreendedores, representantes de instituições de ensino e da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar). Focado em sete temáticas, que representam os capítulos da Lei Geral, o grupo tem estruturado ações que fomentem a inovação, compras públicas, acesso a credito, associativismo, educação empreendedora, simplificação e desburocratização e turismo.