Cultura

Produtores de audiovisuais terão oportunidade de capacitação

Nova fase da parceria Sebrae e Apro, celebrada em São Paulo, terá foco em laboratório e na oferta de cursos a distância

Produtores de obras audiovisuais serão capacitados pelo Sebrae, que renovou parceria com a Apro, associação nacional representativa do setor, nesta terça-feira (11). O convênio de cooperação técnica e financeira entre as instituições teve início em 2013 e resultou no Projeto Objetiva – Empreendedorismo em Foco, que já alcançou 1,2 mil empresas desse segmento. Na nova fase do acordo, serão aprofundados e revistos os conceitos na primeira fase do projeto de qualificação audiovisual. Com a renovação, está prevista a criação de um laboratório audiovisual, bem como a oferta de conteúdo EAD (ensino a distância) para ampliar a abrangência da capacitação no território brasileiro.

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, destacou as perspectivas para a sequência do trabalho conjunto no setor. “Por meio da parceria, nosso desafio é que os empreendedores se vejam como empresários. Eles já são criativos, mas precisam ter o olhar cada vez mais profissional. Para o Sebrae, é importante renovar o acordo”, enfatiza. De acordo com o presidente da Apro, Paulo Roberto Schmidt, a renovação do contrato é extremamente importante para a entidade, que tem na capacitação um dos principais pilares de atuação. “A preparação é essencial para que os empresários possam gerir seus negócios e oferecer sustentabilidade à indústria do audiovisual, que estimula a juventude, é limpa e depende dos talentos das pessoas”, ressalta.

Os números do segmento impressionam. A estimativa é de que o setor de audiovisual movimente anualmente, em todo o mundo, cerca de U$$ 400 bilhões. Em 2015, no Brasil, foram 129 filmes nacionais lançados, segundo os organizadores do evento. “De 2010 a 2015, o audiovisual cresceu 10%, em média, enquanto a economia brasileira patinou. Devemos aproveitar a tendência de as pessoas viverem experiências pelas produções do setor e criar oportunidades de negócios”, acrescenta a diretora técnica do Sebrae. Durante a renovação da parceria, ocorreu ainda o lançamento da pesquisa inédita “Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil”, promovida pela Fundação Dom Cabral.

A assinatura do novo convênio de cooperação entre Sebrae e Apro foi realizada no Centro Nacional de Referência em Empreendedorismo, Tecnologia e Economia Criativa, do Sebrae, em São Paulo.