Sebrae 45 anos

Capacitação garante sucesso na produção de orgânicos e panificação

Após consultoria do Sebrae, empreendedores alavancam negócios no Espírito Santo

Sítio Renascer, localizado no município de Santa Maria de Jetibá.Brasília -  A produção e venda de produtos orgânicos e de panificação se tornou um bom negócio para a família de Dalvino Braun, proprietário do Sítio Renascer, localizado no município de Santa Maria de Jetibá, a cerca de 100 quilômetros de Vitória (ES). A história de empreendedorismo começou em 2002, quando a família iniciou o cultivo e a comercialização de feijão, milho, verduras e morango. Entre 2005 e 2009, dispostos a ampliar os negócios, os Braun, que têm ascendência alemã, agregaram as suas atividades no sítio o trabalho com turismo rural. Poucos anos depois, em 2013, Dalvino teve interesse em cursos, capacitações e consultorias do Sebrae, que oferece esse suporte em Santa Maria de Jetibá. 

O então produtor rural passou a fazer cursos de gestão dos negócios, agricultura orgânica, boas práticas no manuseio e fabricação de alimentos, panificação e recepção de turistas. “A decisão de buscar aprimoramento foi essencial para mudar a percepção sobre empreendedorismo e a ampliar horizontes”, conta Dalvino. De acordo com o relato da família, as mudanças tiveram impacto positivo, com aumento de aproximadamente 50% nas vendas naquela época.  

No manejo da agricultura orgânica no Sítio, a família valorizou o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis e o aproveitamento de processos biológicos alinhados à biodiversidade local, entre outras medidas. Essas práticas já haviam garantido ao Sítio Renascer, em 2003, um selo que atesta a qualidade de produtos orgânicos, fruto das mudanças executadas na propriedade para estruturação da produção e adequação à legislação.   

“O Sebrae apoiou nosso negócio e mostrou caminhos para melhorar a produção”, diz. No comércio, Dalvino e os filhos vendem os produtos em várias feiras, inclusive em Vitória. Um ponto na capital é a Feira de Produtos Orgânicos da Praça do Papa, um dos principais locais para a comercialização dos produtos da família Braun. 

Panificação 

Dalvino conta que, com o passar do tempo, as tarefas no sítio foram divididas. “Hoje, eu fico exclusivamente na panificadora e meus dois filhos, Ailson e Adilson, no cultivo de alimentos orgânicos. Na feira, vendemos todos os produtos e, na panificadora, os produtos são feitos por mim e uma outra pessoa, que me ajuda a embalar e rotular”, explica. A produção no Sítio Renascer inclui pães, bolos, biscoitos e brote alemão, uma espécie de pão de milho tradicional da antiga Pomerânia, região atualmente incorporada à Alemanha. Parte da produção não contém glúten. A média semanal de venda é de 350 unidades, diz Braun. 

Sobre a parceria e apoio do Sebrae, ele diz que é muito importante porque a instituição ajuda a resolver as coisas quando o empreendedor tem dúvidas, auxilia na certificação dos produtos de agricultura orgânica e oferece oportunidades para adquirir novos conhecimentos. “Na verdade, o Sebrae é a peça-chave da trajetória da nossa historia desde 2013”, conclui Dalvino Braun. 

SEBRAE 45 ANOS 

A trajetória desta família de empreendedores e de outros milhões de empresários faz parte da história do Sebrae, instituição criada em 1972 para fomentar e desenvolver os pequenos negócios no Brasil. Em 2017, o Sebrae comemora 45 anos de atuação em defesa dos micro e pequenos empreendedores, que somam hoje 98,5/% do total de empresas do Brasil e geram mais da metade dos empregos no país. Formalização, inovação, redução da burocracia, ampliação do acesso ao crédito e melhoria do ambiente legal fazem parte do compromisso do Sebrae com os pequenos negócios. Conheça no portal Sebrae os números e a história do empreendedorismo no Brasil:  https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae. 

Serviço:

Santa Maria de Jetibá-ES

Telefone: (27) 9-9941-1108

dalvinobraun@gmail.com

 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

 

Tags: Produção Agroecológica Sustentável, Sebrae 45 anos