Gestão e mercado

Seminário estimula a organização do setor de cervejarias artesanais, na região de Maringá

Organizado pelo Sebrae/PR e Concerva, evento reuniu especialistas e empresários trocar experiências sobre o mercado e negócios

O maringaense Hemir Assis começou há cinco anos sua produção de cervejas artesanais. A quantidade que começou pequena, na estrutura de sua casa, hoje atinge mil litros a cada 25 dias, que são feitos em parceria com uma cervejaria onde aluga um tanque fermentador. “Entrei na área com a intenção de produzir uma boa opção para consumo próprio. Hoje, a cerveja artesanal é o que impulsiona os meus dias, sendo meu foco de atuação profissional”, contou.

Assis disse ter interesse em desenvolver o negócio, fortalecer a marca e aumentar a produção. Para apoiar o empreendedor e outros fabricantes informais de cervejas artesanais, o Sebrae/PR e Confraria dos Cervejeiros de Maringá (Concerva) promoveram nesta terça-feira (11), um encontro de capacitação para o segmento. O Seminário Cervejeiros atraiu 120 pessoas, entre interessados no tema e que já produzem a bebida.

O Seminário contou com a participação de Carlos Shimizu, auditor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que detalhou o funcionamento da legislação para o ramo. Shimizu elencou quais são os primeiros passos que os empreendedores precisam tomar, como a abertura da pessoa jurídica no município, a obtenção do alvará de funcionamento e da inscrição estadual. “Também é preciso solicitar o registro no Ministério e ter um responsável técnico como engenheiro, químico ou farmacêutico. Seguindo estes passos já é possível começar a comercializar. O MAPA apoia e estimula que estes empreendedores cresçam”, frisou.

De acordo com o presidente da Concerva, Nerino Consoni, cerca de 2% de toda a produção nacional da bebida fermentada é de cerveja artesanal, o restante é referente ao que é comercializado pelas grandes indústrias. “Entendemos que temos um grande mercado a ser explorado e que estes produtores artesanais têm cerveja de qualidade. O que eles precisam para crescer é informação e orientação. Por isso, somos parceiro do Sebrae/PR nesta iniciativa”, destacou.

O encontro foi o primeiro de um total de três que acontecerão ainda este ano. O objetivo é formar um grupo que participe de um projeto de capacitação que as entidades desenvolverão em 2019. “O Brasil é o terceiro país que mais consome cervejas, temos um nicho de mercado e uma oportunidade de crescimento. Sabemos que muitos destes negócios surgem como um hobby, uma atividade de lazer. Por isso, o nosso foco com estas ações é auxiliar na formalização e desenvolvimento destas potenciais indústrias”, detalhou Rosineide Pereira, consultora do Sebrae/PR.

Quem também é otimista e investe nesta tendência e oportunidade de mercado é Filipe Bortolini, empresário do setor, palestrante e consultor, que contou a sua trajetória profissional, deixando de lado a carreira em ciências da computação para empreender no segmento. “Tenho como termômetro que o momento em que o cervejeiro começa abrir sua empresa é quando está faltando cerveja para que ele mesmo deguste, com o aumento de clientes e consumo completo da produção”, constatou em tom de humor.

Bortolini afirmou que nos Estados Unidos também tem crescido o surgimento de cervejarias artesanais. Lá a produção é 12%, seis vezes maior que a brasileira. “Por isso, sou categórico ao afirmar que no Brasil temos muito mercado para ser explorado. Uma das formas mais comuns de começar a empreender é por meio de alugueis de espaços em cervejarias já instaladas, as microcervejarias, ou por meio das beertrucks, que funcionam em estruturas parecidas com os populares foodtrucks”, orientou.

Novos encontros com produtores informações de cervejas artesanais estão programados para acontecer nos meses de outubro e novembro. Os interessados em participar da programação podem entrar em contato com o escritório do Sebrae/PR em Maringá, pelo telefone (44) 3220-3474, ou diretamente no escritório do Sebrae/PR, na avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1116, e falar com o Luciano.

Vem crescer com o Sebrae

O Sebrae/PR é o parceiro certo para micro e pequenas que desejam crescer e estar sempre um passo à frente. Com mais de 45 anos de atuação, a entidade trabalha para fomentar o empreendedorismo, promover a competitividade, a inovação e disseminar conhecimento sobre gestão. Com o Sebrae/PR, as MPEs podem se diferenciar no mercado. Tanto quem deseja ampliar os negócios, quanto quem pretende começar um.

Confira em www.sebraepr.com.br/umpassoafrente

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Camila Cabau - (44) 99944-6418 / (44) 98820-7083
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br
 

Tags: Cerveja, Sebrae/PR