Dia das Crianças

Dia das Crianças na “Era da experiência”

Mercado se desdobra para trazer soluções inovadoras de presente a geração Z

Foi-se o tempo em que as crianças se satisfaziam ao ganhar um brinquedo moderno ou a boneca “do momento”. Hoje, as novas gerações buscam mais do que um presente, elas procuram uma jornada que envolve a vivência do consumo. Na “Era da experiência”, ter um produto de qualidade não é mais suficiente para se diferenciar. As empresas precisam investir e oferecer para o cliente algo diferente e memorável.

Segundo Enio Pinto, especialista em empreendedorismo do Sebrae, a nova postura do mercado está em sintonia com as novas gerações. “Esses jovens têm acesso a um mundo de abundância e a cultura é de um imediatismo muito grande. Então, para você encantar as crianças de hoje é necessário muito mais do que um produto, um brinquedo. Eles buscam uma experiência”, explica.

Com as mudanças comportamentais, nichos surgem no mercado e datas como o Dia das Crianças ganham nova dinâmica. Simuladores de voo, cursos de culinária kids e rotas turísticas com foco nas crianças ganham espaço. Esse é o caso da Cozinha do MiniChef, que oferece oficinas de gastronomia. Há seis anos no mercado de Brasília, o empreendimento surgiu focado em eventos infantis e festas, mas a ideia fez sucesso e os pais pediram um espaço físico. Há dois anos, a empresa abriu o ateliê e oferece cursos para a criançada se aventurar: da panificação e confeitaria à cozinha internacional.

“O nosso intuito é que a criança se familiarize com o ambiente da cozinha e entenda que ela mesma pode ser responsável pelo o que consome. Assim, tratamos a cozinha como um ambiente de descoberta”, explica Ana Inês, proprietária. Os módulos são compostos por três aulas aos sábados, com duração de duas horas. Assim, não fica cansativo para a criança e, a cada sábado, uma nova receita é ensinada. Todo mês abrem novas turmas – compostas por até 12 participantes. Cada encontro sai por R$ 115, totalizando R$ 345 por participante. Em outubro, o espaço lançará oficinas de gelato e sorvete.

Mais informações: https://cozinhadominichef.com.br/oficinas/oficinas-regulares/
https://www.facebook.com/cozinhadominichef/