Crescimento

Em Sarandi, no noroeste do Paraná, empresas do varejo são capacitadas

Empreendedores da cidade relatam melhorias em gestão e organização dos negócios após participar do Varejo Mais em Ação

“Nunca havia participado de uma capacitação tão focada e eficiente como o Varejo Mais em Ação”, foi o que afirmou a empresária Maria Lúcia Volpato, que há 44 anos está à frente da gestão de uma loja de materiais de construção e acabamentos em Sarandi.

A empresária disse que durante os encontros aprendeu novas formas de liderar a equipe, a como deixar suas prateleiras e vitrines mais atraentes para seus clientes e também diferentes técnicas de gerir os negócios da empresa. “O ambiente está mais organizado e agradável, até mesmo o relacionamento interno foi modificado. Incluí novas práticas de comissão para os funcionários e tenho várias outras adequações para fazer. Valeu a pena participar do programa”, assegurou Maria Lúcia. 

A empresária integrou o grupo que fez parte do ciclo de 2018 do programa Varejo Mais em Ação na cidade de Sarandi. A iniciativa foi concluída neste mês de outubro e atendeu 16 empresas que passaram por diversas capacitações que visavam tornar os negócios mais atrativos, lucrativos e competitivos. A ação iniciativa foi promovida pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio e do Comércio Varejista de Maringá e Região (Sivamar), Associação Comercial e Empresarial de Sarandi (Acis), Prefeitura Municipal de Sarandi, Associação de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais da Região Metropolitana de Maringá (Ampec Metropolitana) e Sesc Senac

Outra empresária que participou da capacitação foi Márcia Regina Kaufman, que gerencia um supermercado na cidade. “Os tempos difíceis da economia trouxeram consequências para nós. Por isso eu tinha em mente que era preciso buscar me capacitar e fazer diferente. Saí do Varejo Mais em Ação com uma nova visão sobre atendimento ao cliente, com novas informações sobre layout da empresa e com um planejamento de ações”, contou.

A programação de atividades da capacitação estava focada em aprimorar o visual estético das empresas e na profissionalização da gestão dos negócios. Foram mais de 40 horas de capacitação com workshops e consultorias em gestão empresarial, gestão financeira, visual de loja, direcionar em promover melhorias para o layout do estabelecimento, vitrine de produtos e arrumação interna, e qualidade de atendimento para a conclusão das vendas e fidelização de clientes.

Parceiros

Marcelo Wolff, consultor do Sebrae/PR, explicou que os resultados atingidos pelos empresários vão ao encontro do objetivo da iniciativa. “Em dois meses e meio com um cronograma intenso de capacitações e consultorias, ajudamos estes comércios a estarem mais preparados para crescer e também as vendas de final de ano, que são consideradas um marco nos resultados deste segmento. A capacitação em atendimento resultou, como disse a empresária Márcia Regina, em comércios mais preparados para entender e satisfazer as necessidades dos clientes, o que resultará futuramente em clientes fidelizados”, complementou o consultor.

Para Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR, os 12 anos de projetos realizados por meio da parceria do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, são considerados um sucesso e refletem num número de mais de 64 mil empresas que foram capacitadas neste tempo. Paikan reforçou que os exemplos dos empresários de Sarandi vão ao encontro dos objetivos em comum entre as entidades. “Trabalhamos para impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios por meio destas empresas. Hoje, o setor de comércio de bens e serviços significa perto de 80% da produção de empregos e dos tributos econômicos gerados. O Varejo Mais em Ação tem contribuído para fortalecer a economia do Estado”, frisou.

Ali Wardanni, presidente do Sivamar, avaliou a edição 2018 do programa como excelente. “Quem se capacita e está por dentro das tendências tem mais chances de ter aumento nos lucros. Assim como aqueles que compartilham o que sabem, tendem a crescer. A experiência foi satisfatória e certamente resultará em novas edições em 2019”, afirmou.

A população de Sarandi foi quem mais se beneficiou com a realização do Varejo Mais em Ação, foi o que afirmou o presidente da ACIS, Edson Barbado. “Temos empresas mais profissionalizadas e com melhor atendimento, os clientes da cidade ganharam muito, enquanto os empresários estão mais preparados para os desafios do mercado e também para crescer”, assegurou Barbado.

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Camila Cabau - (44) 99944-6418 / (44) 98820-7083
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br
 

 

 

 

Tags: Sebrae/PR, Varejo Mais