Alimentação

Simpósio, em Maringá, fomentou a inovação no food service

Promovido pelo Sebrae/PR e Abrasel Noroeste do Paraná, evento estimulou que os empreendedores do segmento buscassem soluções para problemas

Empresários do setor de food service de Maringá e região se reuniram nestas segunda e terça-feira, dias 29 e 30, durante o 3º Simpósio do Food Service, para discutir problemas do segmento e estimular soluções inovadoras em oficinas de ideação, metodologia utilizada em startups que resultam em melhorias e oportunidades de negócios. Os empreendedores também participaram de palestras e momentos para capacitação.  

Realizado pelo Sebrae/PR e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Noroeste do Paraná (Abrasel Noroeste do Paraná), o 3º Simpósio contou com a parceria da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim), Núcleo Empreender, Instituto Cultural Ingá (ICI), Prefeitura de Maringá, Maringá e Região CVB e Rede de Turismo Regional (Retur). Participaram 120 proprietários, fornecedores e profissionais de bares, restaurantes, hotéis lanchonetes, foodtrucks e hotéis de Maringá, Londrina, Cianorte, Umuarama, Paranavaí e Campo Mourão.

No primeiro dia, durante palestras e troca de experiências, os gestores empresas do segmento de alimentação fora do lar foram estimulados a desenvolver um olhar inovador para seus negócios, entender necessidades de clientes, como se comunicar e analisar o mercado em que a alimentação está inserida. Já na terça-feira, os empresários participaram de oficinas de ideação, que estimularam soluções e até de novos negócios com foco na resolução de problemas das empresas do segmento. Os desafios que pautaram as discussões foram diversos, como controle de estoque, segurança dos clientes, cargas tributárias, qualidade no serviço de delivery, contratação de freelancers e a falta de padronização na produção.

As oficinas de ideação permitiram que os empresários, com o apoio de mentores, profissionais do setor de tecnologia da informação e de startups, encontrassem soluções inovadoras que resolvessem os problemas reais em modelos de negócios que tivessem aplicabilidade no dia a dia.

“Nossa intenção foi a de introduzir uma nova forma de analisar as empresas e também fomentar a cultura de um modelo de negócio que resolva os problemas do consumidor, que tenha rápido crescimento, de forma escalável, como acontece com as startups. Para isso, eles precisaram discutir o problema, encontrar uma solução, analisar a viabilidade e estruturar uma forma de gerar receita para esta ideia”, explicou a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Valente Santini.

Segundo Déborah Kemmer, presidente da Abrasel Noroeste do Paraná, é fundamental que os gestores estejam atentos a importância de serem criativos e também de terem uma gestão eficiente de suas empresas. “Precisamos estar conectados com as tendências e compartilhar experiências de sucesso, o 3º Simpósio veio para proporcionar esta conexão, estimular a capacitação dos empresários e fortalecer o setor”, afirmou.

Soluções

Após estruturadas, as ideais dos empreendedores foram apresentadas para a troca de opiniões com os demais participantes. Entre as soluções encontradas pelo grupo de empresários está o desenvolvimento de um software que facilite a padronização dos produtos. A empresária Camila Yoshida, que apresentou a ideia, contou que o objetivo da ferramenta é ajudar que pequenos negócios implantem técnicas de padronização em bebidas, por exemplo, por meio de uma ferramenta que esteja disponível em celulares e tablets.

“O mercado já oferece soluções desta natureza. A nossa ideia se diferencia por ser focada em empresas com pequenas estruturas de cozinha, que não tenham práticas avançadas em gestão e que tenham informações simplificadas e diretas”, explicou a empreendedora.

Já Leonardo Cardoso de Miranda e seu grupo pensaram na formatação de um aplicativo que gerencie o contrato de freelancers. O objetivo é reunir em um mesmo ambiente virtual os gestores de restaurantes e os prestadores de serviços. “Lá teremos o cadastro e o currículo dos profissionais e também o relato de empresas que já contrataram aquele profissional. A ferramenta servirá para facilitar a contratação, estimular a prestação de serviços com qualidade e também otimizar a busca por novos profissionais”, explicou.

  

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Regional Noroeste: Camila Cabau - (44) 99944-6418 / (44) 98820-7083
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895 - www.pr.agenciasebrae.com.br