Conhecimento

Caravana do sudoeste do PR participou de mais uma edição da Campus Party

Com apoio do Sebrae/PR, integrantes do ecossistema de inovação participaram do maior evento de tecnologia e cultura digital do Brasil

De 30 de janeiro a 3 de fevereiro, 35 pessoas ligadas ao sistema de inovação do sudoeste do Estado estiveram participando da 11ª edição da Campus Party Brasil (#CPBR11). Realizada em São Paulo, a edição brasileira é considerada um dos maiores eventos de tecnologia e cultura digital do mundo. A caravana sudoestina, patrocinada pela Regional Sul do Sebrae/PR, misturou-se aos milhares de “campuseiros”. 

Elizandro Ferreira, consultor do Sebrae/PR, explica que a caravana propiciou aos participantes acesso ao conhecimento e novas experiências que podem agregar valor ao ecossistema de inovação da região sudoeste do Paraná. 

“Um fato interessante é que muitos dos participantes foram pela primeira vez à Campus Party. Muitos, inclusive, motivados pela participação na Campus Weekend, realizada em Pato Branco em outubro do ano passado”, destaca. O consultor ressalta ainda que a caravana deste ano contou com dez pessoas a mais, em relação à do ano passado. 

A comitiva do Sudoeste foi coordenada por Alexandre Ferreira, integrante da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pato Branco. Segundo ele, pessoas de Pato Branco, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos, Palmas, Ampére e Boa Esperança do Iguaçu fizeram parte do grupo. Eles participaram de hackathons (maratonas de programação), assistiram a palestras e frequentaram workshops sobre diversos temas ligados à tecnologia e à inovação. 

Inácio Rodrigues Pereira, secretário de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Francisco Beltrão, foi um dos participantes e esteve pela primeira vez na Campus Party Brasil. Em busca de ampliar a rede de contatos e conhecer novas tendências tecnológicas, Pereira acredita que a visita trará resultados para o município. 

“Muito do que foi visto lá certamente poderá servir de base para as ações voltadas ao fomento da inovação em Francisco Beltrão”, antecipa. O secretário avalia como fundamental o apoio do Sebrae/PR na organização da caravana. 

“[O Sebrae/PR] É a entidade que mais estimula que os empreendedores busquem alternativas mercadológicas, passando pelo viés da inovação. A capilaridade nacional permite que as informações cheguem rapidamente aos municípios”, evidencia. 

Sergio Luiz Kuhn, professor da UTFPR – Campus Dois Vizinhos também integrou a caravana. Apesar de ter conhecimento sobre a Campus Party, foi a primeira participação no evento. 

“A Campus Party é um evento que inspira e estimula o empreendedorismo e a inovação, as startups e a realização de ações na promoção de mudanças no cotidiano, em produtos e serviços, no seu local e entorno”, destaca Sergio Kuhn. 

O professor pretende aplicar os conhecimentos nas disciplinas que leciona, como Empreendedorismo e Inovação. “Estão em pauta palestras, workshops e minicursos focados nas nossas demandas e das empresas em geral”, adianta Sergio Kuhn.

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Antônio Menegatti - (46) 99912-9002
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895
 

Tags: Campus Party, Sebrae/PR