Economia criativa

Design e inovação em 30 novos produtos da coleção SouCuritiba 2018

Linha de souvenires comercializados em pontos turísticos da capital paranaense ganha novas peças

Primeiro município brasileiro a ingressar na lista de cidades criativas da Unesco, como “Capital do Design”, Curitiba acaba de ganhar uma nova coleção de souvenires, com foco na inovação e no design. Com 30 novos produtos, a nova linha SouCuritiba – marca criada por meio do Souvenir Curitiba, projeto de economia criativa do Sebrae/PR – será lançada na quarta-feira (6), às 15h30, no Instituto Municipal de Turismo (Praça Garibaldi, 07 - São Francisco). 

Os novos produtos se juntam às 90 peças já integrantes da coleção, totalizando 120 produtos, que podem ser adquiridos em sete pontos de vendas da cidade. Até o fim do ano, mais três estabelecimentos devem se integrar à rede do SouCuritiba. “O grande apelo da coleção são produtos com apelo visual diferenciando. São 13 novos produtores e mais cinco já participantes do projeto, que ampliaram seu mix. Neste ano, o grupo é composto por um número maior de designers, o que traz esse foco em desenvolvimento de produto, design e inovação”, explica a consultora do Sebrae/PR e gestora do SouCuritiba, Patrícia Albanez.

A nova coleção do SouCuritiba traz peças com conceito de design e inovação, como ímãs e pingentes impressos em 3D; miniaturas em cerâmica, feitas à mão com temáticas da fauna e flora da cidade; além de produtos em fios e estamparias de impressão digital. A escolha do Instituto de Turismo, instalado em um palacete no Centro Histórico, para o lançamento também tem alinhamento com os objetivos do projeto. “É um lugar diferenciado, que traduz bem este elo entre o turismo e o desenvolvimento local, por meio da produção de souvenires”, completa Patrícia. 

A presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba, Tatiana Turra, reforça que o souvenir materializa a recordação de uma experiência, seja ela uma viagem de férias ou de negócios. “Além disso, tem um efeito multiplicador, porque a pessoa leva a imagem da cidade para familiares e colegas. Para nós do Instituto, que temos uma área voltada para a formação e desenvolvimento do artesanato local, é fundamental esse olhar que o SouCuritiba tem sobre a cidade, muito atrelado à nossa linha de turismo de vivência, proporcionando experiências inovadoras, que fujam do tradicional cartão postal”, ressalta. 

O Projeto

O Souvenir Curitiba foi criado em 2013 pelo Sebrae/PR, em parceria com o Instituto Municipal de Turismo, Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Universidade Federal do Paraná (UFPR), Centro Brasil Design e o Curitiba Convention & Visitors Bureau. O objetivo é desenvolver um modelo de negócio com foco no potencial individual, na imaginação e na capacidade intelectual dos empreendedores. 

A qualificação de produtores locais ocorre em etapas como consultoria, treinamento e criação de produtos inovadores, associados ao turismo e à identidade cultural da capital paranaense. Mais informações sobre a marca e os produtos estão disponíveis no site oficial: www.soucuritiba.com.

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa – agência licitada do Sebrae/PR
Assessoria de Imprensa Sebrae/PR: Bruna Komarchesqui (41) 9.8874-4907/ 3035-5669
Adriano Oltramari – Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895

Tags: Sebrae/PR, SouCuritiba, artesanato