Eleições 2020

Guia do Candidato Empreendedor busca contribuir na geração de emprego e renda no ES

Em evento realizado nesta quinta (15), o Sebrae/ES ainda apresentou o Comitê Empresarial Eleições 2020 para candidatos a prefeito(a) e vereador(a).

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) lançou, nesta quinta-feira (15), o Guia do Candidato Empreendedor para as Eleições 2020, e o Comitê Empresarial Eleições 2020. Além de trazer 10 dicas de como ser um candidato/a empreendedor/a, o material traz sugestões de propostas e de ações que possam simplificar a criação de micro e pequenas empresas, além de ampliar a geração de emprego e renda nas cidades.

“O Sebrae, junto com as entidades empresariais, assumiu essa responsabilidade de provocar a discussão sobre o empreendedorismo no processo eleitoral de 2020. Nesse momento em que o eleitor busca escolher seus representantes, tanto vereadores quanto prefeitos, é fundamental trazer esse tema para a discussão. Porque a escolha vem dos entendimentos que o eleitor sabe desse candidato. Nosso grande objetivo é a sensibilização da classe política para a importância da MPE, para que o Sebrae e o Comitê Empresarial possam, de fato, auxiliar esses prefeitos e vereadores a fazerem, das suas cidades, uma cidade empreendedora”, salientou o superintendente do Sebrae/ES, Pedro Rigo.

Os candidatos a prefeito(a) e vereador(a) que tiverem interesse em trabalhar com o empreendedorismo podem baixar o Guia do Candidato, com dicas para melhorar a performance da sua campanha, com foco no empreendedorismo.

“Elaboramos um documento com 10 dicas para o candidato empreendedor, e depois vamos destrinchar esse material para detalhar como ele pode fazer da sua cidade uma cidade acolhedora, mais preparada e com menos burocracia para atender à MPE. Elaboramos e estruturamos um projeto para que, quando chegar à sua cidade, esses candidatos eleitos possam melhor atender a esse setor”, explica o superintendente.

Segundo o presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), Alberto Farias Gavini, poder contar com orientações como essas, no processo eleitoral, é muito importante para os candidatos. “Para administrar uma cidade é preciso ter conteúdo e conhecimento qualificado. O ato de ser um gestor público é um ato de empreendedorismo. Ele precisa também ser empreendedor para inovar na cidade, para desenvolver políticas públicas”, afirma Gavini.

O Guia conta com duas publicações sobre empreendedorismo direcionadas aos candidatos(as). Para baixar o material, basta acessar o site do Sebrae/ES http://www.es.sebrae.com.br/ e clicar na imagem de divulgação do Guia do Candidato Empreendedor.

Comitê Empresarial

Junto com o Guia do Candidato Empreendedor, foi apresentado o Comitê Empresarial Eleições 2020. Este grupo tem como objetivo promover ações de engajamento e de comprometimento dos candidatos a prefeito(a) e vereador(a), no Espírito Santo, com as políticas de apoio e melhoria do ambiente de negócios para as Micro e Pequenas Empresas. O Sebrae/ES coordenará o Comitê e será responsável por distribuir o guia junto aos pequenos negócios, assim como divulgar as propostas de apoio ao setor e de receber e avaliar sugestões e propostas de ações em prol da campanha do Candidato Empreendedor.

“A crise está mostrando para nós o quanto o empreendedorismo está contribuindo a muitos para seguir com renda e em atividade. Cresceu, significativamente, o número de micro e pequenas empresas abertas, em 2020, assim como de formalização de Microempreendedores Individuais. O Sebrae se preocupa com isso, principalmente porque muitos vieram, neste momento, por necessidade. E precisamos dar suporte a todos”, defende Pedro Rigo.

As MPEs correspondem a 99% das empresas, no Espírito Santo, sendo responsáveis por 57% do emprego e gerando 38% do PIB, no Estado. O que reforça a necessidade de implementar políticas públicas efetivas que levem mais prosperidade aos municípios capixabas por meio de ações com foco  no desenvolvimento dos pequenos negócios.

“O empreendedorismo sempre foi importante, principalmente nesse momento, com o país tendo 13 milhões de desempregados. Ter o compromisso de candidatos e candidatas, em seus municípios, apoiando o empreendedorismo é fundamental, porque cada vez mais geraremos os nossos próprios empregos, o que acaba reduzindo o desemprego no país”, defende o secretário de Desenvolvimento do Espírito Santo, Marcos Knaip.

Palestra

O evento, que contou com a participação de lideranças do Espírito Santo, incluindo os presidentes estaduais de partidos políticos, além de transmissão online, também trouxe a palestra o ex-prefeito de Maringá (PR), Silvio Barros, que já recebeu prêmios como o Título Nacional de Prefeito Amigo da Criança, Prefeito Inovador e Prefeito Empreendedor do Sebrae.

Barros foi eleito por dois mandatos consecutivos (2004 a 2013). Nesse período, a cidade passou por substanciais avanços nos indicadores econômicos, de desenvolvimento urbano e desenvolvimento humano. Ele estimulou a criação do Observatório Social de Maringá, por meio do qual a sociedade acompanha e fiscaliza todas as licitações municipais, bem como a entrega dos produtos e serviços adquiridos pela gestão municipal.