Ciclos 2019

Programação paralela do Ciclos terá encontro de gestores municipais e outras atividades

Congresso bienal, promovido pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade, acontece em Mato Grosso, de 23 a 24 de maio

Gestores de 14 municípios do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável de MT vão conhecer práticas internacionais sustentáveis; mostra de soluções para construções sustentáveis, Desafio de Ecoinovação, exposição de artes plásticas, entrega do prêmio Educação Empreendedora MT e transmissão ao vivo para InovaBra Habitat em SP também no Ciclos 2019

Além da programação principal com palestrantes de sete países (Áustria, Brasil, Butão, Finlândia, Israel, Itália e Portugal), sete palestras magnas e dez painéis com 36 debatedores, o CICLOS 2019 - Congresso Internacional de Sustentabilidade também terá uma programação paralela. O Congresso será realizado nos dias 23 e 24 de maio no Centro de Eventos do Pantanal, das 13 às 22h. As inscrições estão abertas no site www.ciclos.eco.br ou no 08005700800. O investimento é de R$ 180/pessoa.

Este congresso é bienal, promovido pelo Sistema Sebrae, organizado pelo Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e Sebrae Mato Grosso e, nesta edição, conta com o apoio da ONU Meio Ambiente e da Águas Cuiabá. São aguardados cerca de 500 participantes, entre empresários, empreendedores, executivos, especialistas, gestores públicos, universitários, técnicos do Sistema Sebrae e interessados no tema sustentabilidade de todas as Regiões Brasileiras.

Na programação paralela do CICLOS 2019, há seis eventos (veja abaixo). “A realização deste congresso é uma oportunidade para também reunir pessoas em atividades simultâneas com o mesmo foco, ou seja, apresentar, debater e valorizar temas relacionados com a sustentabilidade, assim como iniciativas diferenciadas. Todos contribuem para a aprendizagem e troca de experiências, essenciais para gerar engajamento e transformação da economia e da sociedade”, explica Suênia Sousa, gerente do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS).

Encontro de Gestores Públicos do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável MT
Secretários e gestores de 14 municípios de MT vão participar deste evento, das 9 às 11h30, nos dias 23 e 24/5, no Centro de Eventos do Pantanal. São eles: Alta Floresta, Cáceres, Campo Novo dos Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Canabrava do Norte, Canarana, Guarantã do Norte, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Paranatinga, Primavera do Leste, Paranaíta e Terra Nova do Norte.

Aproximadamente 70 pessoas devem participar deste primeiro encontro do Programa Cidade Empreendedora e Sustentável do Sebrae MT, que objetiva estimular o desenvolvimento sustentável local. Servidores e gestores municipais estão recebendo consultorias e capacitações do Sebrae MT, com foco em desburocratização, compras públicas, agentes de desenvolvimento e gestão de informações estratégicas (mapeamento de oportunidades, integração com a Rede Simples).

Eles vão assistir palestras e debater com: Sangay Dorji, presidente da Câmara de Comércio e Indústria do Butão; Gabriel Eigner, CEO da Agrotours de Israel; Ana Fragata, diretora do Fórum Internacional de Cidades Inteligentes e Sustentáveis de Portugal; Rui Ludovino, primeiro conselheiro da delegação da União Europeia no Brasil; e Mário William Esper, presidente da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Desafio de Ecoinovação
Esta atividade será realizada pelo CSS em parceria com o Centro Universitário Univag, ONU Meio Ambiente e ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas da qual 60 alunos vão participar. Eles vão desenvolver soluções para os principais desafios ambientais enfrentados pelas cidades e empresas, durante os dois dias do congresso, na parte da manhã e à tarde, no Centro de Eventos do Pantanal. As melhores soluções serão anunciadas no CICLOS, no dia 24/5 às 20h.

Mostra Inova Obra
Apresentará produtos e soluções para construções sustentáveis. Participantes: Spechotto - Assessoria e Construção; Grupo Âmbito, Oribel Engenharia; Nabarrete Engenharia; Haprojet; CREA-MT; SEBRAE-MT; CAU-MT; Obra Solidária; Enize D' Carvalho; Sagrado Lar Arquitetura Sustentável; Thaís Bacchi e Arqhome.

O Sebrae MT apresentará o simulador Sebrae Solar, desenvolvido pela Gerência Sustentabilidade para Pequenos Negócios, que permite usuários de todo o Brasil, sejam eles empresas ou produtores rurais, a fazerem um pré-dimensionamento gratuito de um sistema fotovoltaico conectado à rede de energia para atender as suas necessidades. Interessados saberão qual é a quantidade de painéis solares e o valor aproximado do investimento.

Ciclos no InovaBra Habitat
No dia 23/5, às 20h, a palestra magna da embaixadora da Áustria no Brasil e Suriname, Irene Giner-Reichl, no primeiro dia do CICLOS sobre o tema ‘Sustentabilidade e mercados globais”, será transmitida ao vivo, via Youtube, para o InovaBra Habitat, espaço de inovação colaborativa do Bradesco na capital paulista (Av. Angélica, 2.529 - Rua da Consolação, 2.302, Bela Vista).

Em 24/5, às 19h, Celso Soares, superintendente de Linhas Financeiras, Garantia e Responsabilidade Civil da Zurich Seguros estará no InovaBra Habitat. Ele vai abordar o mesmo tema “Riscos globais” da palestra magna no CICLOS, realizada no dia anterior em Cuiabá.

O InovaBra Habitat ocupa 22 mil m², onde se reúnem startups, grandes empresas, consultores, mentores, investidores e tech partners. Incentivar a coinovação colaborativa e a geração de negócios baseados nas tecnologias de alto impacto para as empresas e sociedade são os propósitos deste espaço do Bradesco.

Exposição Visualidade Poética
O artista plástico Hamilton Leitão Batista, nascido em Manicoré (AM) e radicado em Cuiabá desde 1961, vai surpreender o público com 28 peças construídas a partir de sementes, espinhos, raízes, cipós, vagens, galhos e cascas de árvores do Cerrado. Estes materiais são garimpados por ele nos rios e matas em suas andanças por Mato Grosso.

As marcas do tempo nos frutos do cerrado junto ao talento de Hamilton como desenhista e objetista criam obras de arte, apresentadas em caixas “quase sacrários que protegem e perpetuam o que se diviniza em tempo, matéria e poesia”, segundo definição de Bené Fonteles, artista, jornalista, poeta, compositor e um dos mestres do artista.

Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Mato Grosso, (1976), frequentou as exposições e palestras do Museu de Arte e de Cultura Popular da UFMT. Desde a infância demonstrava interesse em brincar com elementos da natureza. As ruas de Cuiabá e os barrancos de rio de Santo Antônio do Leverger sempre chamaram sua atenção pelos seixos, madeiras, despertando mesmo algum interesse pelo mobiliário rústico. Desde 1980, participa de exposições coletivas importantes em Cuiabá, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Entrega do Prêmio do Projeto Educação Empreendedora do Sebrae MT
O objetivo do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora é identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil. A premiação é composta pelas etapas estadual, regional e nacional. Em Mato Grosso, professores, coordenadores, gestores, educadores e reitores, que desenvolveram projetos ou atividades de empreendedorismo dentro das escolas e instituições de ensino superior serão agraciados em quatro categorias: Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Superior.

O anúncio e entrega do prêmio aos vencedores do Projeto Educação Empreendedora do Sebrae MT serão feitos durante a realização do CICLOS, no dia 23 às 15h. Eles vão participar do congresso e receberão brindes. A etapa nacional ocorrerá em Brasília, no segundo semestre.

No período de 2015 a dezembro de 2018, o Sebrae MT atendeu 95.874 alunos de escolas públicas e privadas nos níveis fundamental, médio e superior no estado. Eles participaram de aulas sobre empreendedorismo, ministradas por professores qualificados pelo Sebrae MT. Cerca de 6 mil educadores receberam a formação neste tema. 182 instituições de ensino abriram as portas para o Sebrae MT em 59 municípios mato-grossenses. A meta do projeto é atender mais 40 mil jovens em 2019.