Capacitação

Empresários de Guaíra e microrregião participam do Empretec

Após doze anos, seminário que tem como proposta potencializar o perfil empreendedor retorna ao município

Uma parceria entre o Sebrae/PR, Ponto de Atendimento ao Empreendedor de Guaíra e Sala do Empreendedor possibilitou a volta do Seminário Empretec à cidade. A turma de 25 empresários, do município e cidades vizinhas, estará imersa em capacitações que prometem mudar visão de negócios e comportamento empreendedor em uma semana. A partir desta segunda, dia 9, até sábado, dia 14, os futuros “empretecos” estarão reunidos com instrutores das 8 às 18 horas. 

A metodologia do Empretec, aplicada pelo Sebrae no Brasil, foi desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Empreendedores de mais de 30 países já participaram do seminário onde é possível reconhecer as características empreendedoras e aperfeiçoá-las para aplicar diretamente nas empresas. O reflexo, que promete ser imediato nos participantes, também vai incidir nas empresas, que devem se tornar mais competitivas e com melhores resultados. 

De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Deborah Steiner Dias, o Empretec é um curso comportamental, de descobertas pessoais. “O aprendizado é técnico e prático. Leva o participante a reflexões sobre suas atitudes com líder, auxiliando no controle do seu negócio e segurança na tomada de decisão. Durante o seminário, o grupo é levado a buscar soluções inovadoras para os problemas do dia a dia das empresas, identificando, assim, novas capacidades empreendedoras”, explica. 

Para que se chegue a este resultado, indica a agente do Ponto de Atendimento de Guaíra, Sabrina da Silva Gomes, é preciso ter um grupo homogêneo. “Buscamos empresários com perfil semelhante, que fossem proprietários de empresa há algum tempo, tivessem engajamento para mudar e em busca de crescimento. Aqueles que precisam e estão dispostos a um novo despertar para levar a empresa ao desenvolvimento”, destaca.  

Conteúdo

Dentre os principais temas abordados durante o Empretec, os participantes conhecerão sobre as dez características essenciais do empreendedor: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança. 

Em Guaíra, o grupo será acompanhado pelos instrutores Carlos Guedes, Marlon Vaz, Kátia Fritzen e Elaine Galon. “Guaíra receberá o primeiro Empretec remodelado. A metodologia passou por um processo de inovação e o grupo terá o privilégio de ser o primeiro do Paraná conduzido no novo formato. Tudo indica que, após o Empretec, novas possibilidades se abrirão no empresariado de Guaíra, que já vem passando por um processo de transformação para melhor”, contextualiza Deborah. 

Segundo a consultora do Sebrae/PR o seminário é um incentivo à mudança do comportamento empreendedor. “No seminário, o grupo é estimulado a cumprir diversos desafios gerenciais em um tempo recorde, sob a orientação de especialistas, o que possibilita o desenvolvimento de habilidades pessoais, como o comprometimento, a liderança e segurança, o controle do negócio e a persistência. Tudo num momento propício e oportuno”, descreve Deborah Steiner Dias.

 

Informações para a imprensa:
Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR
Juliana Dotto - (45) 99801-0284
Adriano Oltramari– Jornalista do Sebrae/PR - (41) 3330-5895

Tags: Empretec, Sebrae/PR