Ambiente

Novo sistema vai desburocratizar abertura de empresas em Foz do Iguaçu

Resultado do Programa DestravaFoz, a solução simplifica processos para promover o desenvolvimento econômico do município

Empreendedores de Foz do Iguaçu ganharam nesta segunda-feira (03), um novo sistema para abertura de empresas no município. A ação integra o Programa DestravaFoz e tornará o processo mais rápido, simplificado e transparente aos interessados em formalizar empresas na cidade. A iniciativa nasceu da parceria com a Câmara Técnica de Desburocratização do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal (CGDM), Prefeitura de Foz do Iguaçu e de um estudo feito pelo Sebrae/PR, que apontou os entraves que um empreendedor enfrenta neste processo.

“A primeira coisa que fizemos foi o mapeamento de todos os procedimentos que são adotados pela Prefeitura. Isso permitiu a análise do que estava sendo feito de acordo com a legislação do município e o que é preconizado pela legislação federal. Depois, com base nesse estudo, sugerimos uma forma inédita para fazer a abertura de empresa em Foz, com um processo muito mais simplificado”, explica o consultor do Sebrae/PR, Marcelo Padilha. 

Com o mapeamento dos processos, a redefinição dos procedimentos e atualização da base legal, foi possível projetar o novo sistema, que contou com participação da iniciativa privada, por meio de empresários, contadores e membros do CGDM. 

“Antes, tínhamos um processo que demandava várias idas e vindas a diferentes órgãos para a liberação total da empresa. Só a emissão do alvará, por exemplo, demorava entre 60 e 80 dias. Com o sistema que integra as informações do Município com as da Junta Comercial, este mesmo processo tem até 48 horas para ser finalizado. É um grande avanço para os empresários”, avalia o contador e representante do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Foz do Iguaçu e Região (Sincofoz), Leandro Correa. 

O novo sistema, projetado pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Foz do Iguaçu, estará integrado com o site do Empresa Fácil (http://www.empresafacil.pr.gov.br/), que irá aproveitar as informações enviadas pelos contadores no momento da abertura da empresa, sendo necessário incluir os documentos pertinentes aos órgãos locais do município, no Portal do Município de Foz do Iguaçu. A partir dele, micro, pequenas, médias e grandes empresas poderão formalizar os seus negócios com menos burocracia, pois poderão reunir a documentação e os órgãos envolvidos terão acesso aos documentos nesta plataforma unificada. Um avanço que, segundo a secretária de Administração e Gestão de Pessoas de Foz do Iguaçu, Salete Horst, era necessário há anos. 

“É um avanço importante para uniformizar as exigências e centralizar o processo. Antes, o empresário precisava percorrer diversos órgãos e apresentar os mesmos documentos em diferentes plataformas. Agora ele já terá acesso a todas as informações necessárias para abrir a empresa de forma eletrônica, com entrada única de dados e integração com a Redesim. É uma forma legal e simplificada para facilitar a vida do empresário que quer investir em Foz do Iguaçu”, pontua. 

O primeiro passo, com o novo sistema de abertura de empresas, é treinar as equipes entre os dias 03 e 07 de dezembro. Depois disso, com todas as informações alinhadas entre Prefeitura, Junta Comercial e escritórios contábeis interessados, o sistema estará liberado no site da Junta Comercial a partir do dia 10 deste mês.

 

Contato para a imprensa:
Assessoria de Imprensa Regional Oeste: Camila Agner - (45) 99964-4457 | (45) 98801-2920
www.pr.agenciasebrae.com.br

 

 

 

 

 

Tags: Desburocratização, Sebrae/PR