Neste sábado

Bootcamps reúnem 300 startups em 15 capitais

Primeiro encontro presencial terá mentores e quase 500 grandes empresas

Brasília - Empreendedores à frente de 300 startups têm encontro marcado neste sábado (20), em 15 capitais brasileiras. Eles participam do programa InovAtiva Brasil, voltado para a aceleração de crescimento de pequenas empresas de vários segmentos, que vai realizar nesse dia a primeira etapa presencial do Ciclo I/2017. Neste ano, os bootcamps serão realizados junto com o Sebrae Startup Day, idealizado pelo Sebrae em todo o país com o objetivo de fomentar o ecossistema inovador brasileiro e apresentar a experiência de startups exitosas nos estados. 

Durante todo o dia 20, as 300 empresas selecionadas na primeira etapa do InovAtiva Brasil vão contar com uma programação intensa de capacitações e mentorias de alto nível. A programação prevê workshops em Vendas e Marketing Digital, que complementarão os cursos on-line, disponíveis no site www.inovativabrasil.com.br. Já os momentos presenciais com os mentores (duas mentorias por empresa) serão exclusivos para as startups do InovAtiva. Além das startups, participam 191 mentores e 496 empresas de grande porte. 

A diretora técnica do Sebrae, Heloisa Menezes, afirma essas ações são muito importantes, pois vão orientar e preparar os projetos que serão selecionados para participarem da segunda etapa do programa. “É um excelente momento para confirmarmos e comemorarmos a integração entre startups e mentores, além do crescimento do InovAtiva no país”, destaca. Os chamados bootcamps são espaços específicos para a realização de capacitações e treinamentos rápidos, com atividades intensivas. “A programação é resultado de estratégia e esforço conjunto para propiciar às startups o que há de melhor em termos de capacitação, mentoria de alto nível e conteúdo de ponta”, destacou Heloisa. 

Segundo Marcos Vinícius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do MDIC, este é o momento para os startupeiros provarem a competência e por que devem ir até o Demoday InovAtiva e serem colocados em contato com investidores e clientes. “Nos últimos dois meses, os empreendedores passaram por cursos de altíssima qualidade na plataforma digital e, agora, vão consolidar o que aprenderam no evento presencial. O contato frente à frente com outros dois mentores é fundamental para que todos possam reconhecer as falhas, melhorar os planos de negócios e, assim, amadurecerem para serem conectados aos investidores”, comenta Souza.  

Leandro Carioni, diretor do Centro de Empreendedorismo Inovador Fundação Certi, reforça o avanço do programa. “O crescimento do programa desde o início é notório. Com um perfil capaz de oferecer aceleração para startups em todos os lugares do país, aumentamos a procura a cada ano e, por esse motivo, o número de capitais que realizam o bootcamp regional cresceu de nove para 15 lugares”, lembra. As cidades que sediarão esse encontro presencial são Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e São Paulo (SP). 

O programa foi criado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), tem o Sebrae como correalizador e a Fundação Certi como executora. 

Mais informações:

Assessoria de Imprensa Sebrae

(61) 2107-9117/ 9118

imprensa@sebrae.com.br

 

Para empreendedores

Central de Relacionamento Sebrae

0800 570 0800

 

Tags: Bootcamp, InovAtiva, Sebrae Startup Day, inovação, inovação tecnológica