Reconhecimento

8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo acontece no Rio

Premiação homenageou 10 jornalistas do estado; destes, quatro seguem na disputa pela premiação Nacional

Considerado o maior prêmio do jornalismo empreendedor, realizado no Brasil, o Sebrae realizou a etapa Estadual no Rio de Janeiro, na noite desta terça-feira, dia 23, em um restaurante na Marina da Glória, a 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. Dos 59 trabalhos inscritos, nas categorias vídeo, texto, áudio e fotojornalismo, 10 foram selecionados pelo júri estadual e além da premiação local, os que ficaram em primeiro lugar, seguem para a etapa Regional da premiação. Os primeiros colocados nessa etapa vão disputar a etapa Nacional. Os finalistas do Rio receberam placas e certificados, além de vouchers para aquisição de equipamentos e livros. Todos os finalistas também receberam uma bolsa integral para uma capacitação empreendedora no Sebrae Rio.

“Os jornalistas retratam as histórias inspiradoras de empreendedorismo e incentivam, por meio de matérias originais e criativas outros micro e pequenos empreendedores a montarem, estruturarem e desenvolverem seus negócios. O empreendedorismo é a mola da economia e reconhecer a importância do jornalismo neste segmento é reconhecer a importância das micro e pequenas empresas para o país”, discursou o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga.

A noite de homenagens contou com todos os jornalistas finalistas e seus respectivos editores e gerentes de jornalismo. Participaram equipes dos jornais O Globo, O Dia, Record TV, CBN, Rádio Roquette Pinto e Portal Metrópoles, além dos diretores, membros do Conselho Deliberativo e gerentes de diversas áreas do Sebrae Rio.

“O jornalismo é a ponte para levar a informação de qualidade para o cidadão. Por isso, os jornalistas buscam fontes confiáveis. Nós, do Sebrae, estamos sempre a postos para ajudá-los a divulgar cases de empreendedores e apontar como a capacitação é fundamental para a sobrevivência do negócio”, concluiu o diretor de Produto e Atendimento, Julio Cezar Rezende.

Emocionada, a jornalista Claudia Barcellos, da Rádio Roquette Pinto, que ficou em primeiro lugar na categoria Áudio, ressaltou a importância do Sebrae. “Eu sou MEI também e sei como é importante o papel do Sebrae para o empreendedor, por isso sempre gostei de fazer matérias que informem as ações da instituição”, disse.

Jornalista Revelação – A novidade deste ano é a inserção da categoria Jornalista Revelação. Estão concorrendo jornalistas de até 24 anos de todo o país. Vencedora de duas matérias na categoria Vídeo, a estagiária da Record TV, Laís Assis, é uma das representantes do Estado do Rio para mais essa oportunidade. “Eu já estou muito feliz por ter conquistado segundo e terceiro lugar, junto com minha equipe, na categoria Vídeo. Agora estou ainda mais animada e ansiosa para a categoria Jornalista Revelação, que vai acontecer junto à etapa Nacional”, comentou.

A Record TV foi o único veículo que conquistou os três primeiros lugares em sua categoria, nesta edição do prêmio. “Só tenho a agradecer ao Sebrae por esse incentivo ao jornalismo, por meio dessa importante premiação. Que possamos realizar mais matérias especiais que retratem o empreendedorismo em nosso estado”, ressaltou o gerente de Produção da Record TV Rio, Bruno Paranhos.

Confira os vencedores:

Prêmio Sebrae de Jornalismo em Texto:

1º lugar: Com reabertura, juro baixo e aluguel barato, surgem novos negócios (O Globo)
2º lugar: Apoie o Negócio Local (O Globo)
3º lugar: Empreendedoras periféricas no topo (O Dia)

Prêmio Sebrae de Jornalismo em Vídeo:

1º lugar: Inova Mulheres (Record TV Rio)
2º lugar: Estudante de 11 anos abre brechó para ajudar a mãe (Record TV Rio)
3º lugar: Com aumento do desemprego, criatividade ajuda a superar crise (Record TV Rio)

Prêmio Sebrae de Jornalismo em Áudio:

1º lugar: Sua Empresa Mais Digital (Rádio Roquette Pinto / Programa Toda Tarde)
2º lugar: Empresários se arriscam abrindo negócios não essenciais em meio à pandemia (Rádio CBN)
3º lugar: Pandemia influencia obras de artistas visuais pelo mundo (Rádio CBN)

Prêmio Sebrae de Jornalismo em Fotojornalismo:

1º lugar: A necessidade faz o empreendedor: o comércio em condomínios salvou famílias na pandemia (Metrópoles)