Encontro

Convenção Nacional do Comércio Lojista reúne empresários de todo país em Campos do Jordão

A solenidade de abertura realizada em Campos do Jordão, na noite desta sexta-feira (13), com as presenças do presidente da República e do presidente do Sebrae, Carlos Melles

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas realizou na noite de sexta-feira (13) a solenidade de abertura da 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, na cidade de Campos do Jordão (SP). O evento contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro. Além do reconhecimento da representatividade que o setor possui no desenvolvimento do país, as diversas autoridades e representantes classistas ressaltaram a importância das medidas econômicas adotadas durante a pandemia para a retomada dos negócios.

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre as medidas adotadas na pandemia como importantes ferramentas na superação da crise imposta pelas medidas restritivas. "Os lojistas sofreram duramente na pele as medidas restritivas. Criamos o Pronampe e o BEm para evitar demissões. Conseguimos encerrar 2020 com saldo positivo de carteiras assinadas.  Os (trabalhadores) informais sofreram muito e rapidamente criamos o Auxílio Emergencial que ajudou na roda da economia” destacou o presidente. “As medidas que tomamos (...) foram em grande parte propostas aqui, por pessoas do meio de vocês”, complementou Bolsonaro, agradecendo o apoio das lideranças do setor do comércio brasileiro.

José César da Costa, presidente da CNDL, falou sobre o apoio do governo e destacou a importância do setor no contexto econômico do país. “Ter pela primeira vez na nossa história o presidente em uma convecção nacional representa de maneira inequívoca o reconhecimento deste modelo ao papel do setor de comércio e serviço no desenvolvimento do nosso país”. José César da Costa ressaltou a o papel do segmento, enfatizando sua representatividade. “O setor de comércio e serviço representa 73% do PIB brasileiro, 80% das empresas ativas e gera 27 milhões de empregos diretos”, comentou.

Em sua fala, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, enfatizou o papel que as micro e pequenas empresas têm desempenhado na economia e reforçou a missão da entidade. “Os pequenos negócios têm um papel fundamental. Somente no mês de março, nove em cada dez novos postos de trabalho que foram criados no país estavam nas MPE. O Sebrae completa, em 2022, 50 anos de serviços pelo bem do país. Queremos contribuir para o desenvolvimento e a retomada do crescimento da nossa economia neste importante momento de retomada das atividades, apoiando os pequenos negócios”, concluiu Carlos Melles.

A 56ª Convenção Nacional do Comércio Lojista acontece na cidade de Campos do Jordão, interior de São Paulo, de 12 a 15 de maio e trata-se do maior e mais tradicional evento do setor de comércio e serviços do país. O encontro reúne empresários lojistas de todo o Brasil e especialistas do mercado para debaterem as principais tendências do varejo. O tema desta convenção é o Propósito como mudança Cultural do Varejo.

A abertura oficial do evento contou com a presença de representantes das 27 federações que compõem o sistema CNDL, Maurício Stainoff presidente da FCNDL; Roque Pellizzaro Jr. e Bruno Falci, representando o SPC Brasil; Raphael Paganini representando a CDL Jovem e Alexandre Damásio Coelho, representando todas as CDL´s do Brasil.

O Deputados Federais Efraim Filho, Presidente da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços e  Marco Bertaioli - Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo também compareceram ao evento.