Negócios

Evento conectou 88 franquias brasileiras com mais de 5 mil potenciais investidores

Salão de Franquias computou cerca de 75 mil acessos e promoveu mais de 480 agendamentos

Oitenta e oito franquias de 13 estados brasileiros e diversos segmentos apresentaram seus modelos de negócios a possíveis franqueados durante o Salão de Franquias, evento virtual e gratuito promovido pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, em parceria com a Associação Brasileira de Franchising (ABF). Foram mais de 480 agendamentos no período, ou seja, os inscritos puderam conversar em tempo real, conhecer e tirar dúvidas sobre os negócios de seu interesse diretamente com os franqueadores. 

O coordenador estadual de Comércio, Mercado e Franquias do Sebrae/PR, Lucas Hahn, explica que o principal objetivo foi gerar conexão entre as franquias e possíveis franqueados e, com isso, movimentar o setor, que deve encerrar o ano com crescimento de mais de 8% no faturamento e alta de 5% no número de unidades, segundo projeção da ABF. De 1º de agosto, quando a plataforma entrou no ar, até 11 de setembro, data final do evento, foram computados mais de 75 mil acessos e gerados mais de 12 mil leads para as franquias – ou seja, contatos de interessados nos negócios. 

Ao todo, 5.650 pessoas se inscreveram para conhecer as franquias e agendar encontros virtuais para se aprofundar nas atividades. Além das reuniões agendadas com os franqueadores, os participantes puderam baixar materiais sobre o setor de franchising e visitar os estandes das franquias expositoras, que receberam mais de 28,7 mil acessos. 

“Vamos manter a plataforma no ar até 26 de outubro. Caso alguém queira falar diretamente com um representante da franquia, basta clicar no botão e chamar pelo WhatsApp”, detalha Lucas. 

Na avaliação do coordenador de desenvolvimento empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, o evento revelou-se uma oportunidade de estimular o empreendedorismo no Paraná por meio de franquias ao disponibilizar informações importantes, além de promover a interação entre as empresas expositoras e os possíveis franqueados. “Isso é extremamente positivo para enfrentarmos o atual cenário econômico”, reforça. 

O Salão de Franquias teve alcance nacional, com participação de empresas das áreas de alimentação, saúde, beleza e bem-estar, serviços educacionais, moda, serviços e outros negócios do Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Bahia, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. 

De Salvador, Bahia, o fundador da Açaí Granola, João Victor Guth Dellaglio de Barros, participou, pela primeira vez, de um Salão de Franquias online. 

“O resultado foi positivo e até nos surpreendeu, ficamos com a agenda lotada e já estamos evoluindo a negociação com alguns contatos captados no evento”, comemora. Segundo ele, a maior procura pelo negócio ficou com os estados do Sul do Brasil. Hoje, a franquia possui nove unidades no Nordeste e está em expansão. A meta para 2021 é chegar a 20 unidades franqueadas. 

Segundo o empresário, o investimento médio no modelo de negócio começa a partir de R$ 99 mil já com a taxa de franquia inclusa. “Procuramos pessoas que se identifiquem com o produto, tenham disponibilidade para estar à frente da operação no dia a dia, e que possuam alguma experiência com comércio”, adianta. 

O gerente regional de São Paulo da Apaixonados por Quatro Patas - franquia de clínica veterinária, Marcelo Cabral, também registrou resultados positivos. "Acredito que a ideia do evento foi muito acertada. O público participou de forma mais natural e isso abriu oportunidades para a geração de negócios futuros. Nós saímos do Salão de Franquias com diversos agendamentos e outras reuniões positivas com potenciais clientes que permitiram seguir com nosso planejamento", conta. Com sede em Duque de Caxias (RJ), a franquia está em expansão. Até o começo do ano passado eram 20 unidades e, em apenas 18 meses, 65 novos espaços foram abertos nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. 

"Temos o foco na democratização da medicina veterinária de qualidade. A ideia do negócio surgiu pela paixão de cuidar dos animais e de resgatar aqueles que estão em situação de emergência. Vemos casos de clientes que nunca haviam levado seus pets para um veterinário e que hoje são clientes assíduos e priorizam a saúde do seu animal", completa Cabral. 

Para utilizar a plataforma digital do evento até 26 de outubro, basta acessar www.sebraepr.com.br/salaodefranquias.