Reconhecimento

Prêmio Sebrae de Jornalismo já tem vencedores no Pará

Iniciativa reconheceu os profissionais que mais se destacaram na cobertura de temas relacionados ao universo do empreendedorismo

Foram divulgados na noite dessa quinta-feira (28), os vencedores da etapa estadual da 8ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo. A cerimônia reuniu profissionais da imprensa e diversos convidados no Restô do Porto, em Belém, e também foi transmitida pelo Youtube do Sebrae no Pará. Na ocasião, a jornalista Maria Cândida conversou com os convidados sobre a reinvenção do jornalista – novos tempos, novas oportunidades.

Celso Freire, da rádio Liberal; Fábia Sepêda e equipe, da TV Liberal; e Andressa de Freitas e equipe, do Diário online foram os ganhadores das categorias áudio, vídeo e texto. Eles receberam troféus, certificados e smartphones.

Concorreram à premiação matérias sobre empreendedorismo e importância dos pequenos negócios para a economia durante a crise sanitária causada pelo novo Coronavírus. Os trabalhos foram inscritos no prêmio foram veiculados/publicados em veículos oficiais do estado – Belém e municípios como Santarém, Parauapebas e Altamira.

Celso Freire venceu pela sexta vez o prêmio no estado com a reportagem de rádio ‘A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate’. “Muitos de nossos ouvintes são empreendedores. Quando a gente produz uma reportagem que leva serviço a eles, exercemos um papel importante, e ter o reconhecimento em premiações como essa nos dá mais gás para continuar”, comentou Celso.

Fábia Sepêda reforçou a importância da premiação para reconhecer o trabalho dos profissionais. “Principalmente, nesse momento delicado que vivemos, de uma pandemia, que nos impõe muitos desafios, no dia a dia, para levar informação para quem precisa. E o empreendedor precisa muito desse apoio que damos por meio da nossa atividade”, destacou a jornalista, que liderou a equipe da TV Liberal, que venceu com a reportagem de TV ‘Vendas no Ver-O-Peso - Sebrae capacita feirantes e cria aplicativo para vendas online’.

“Ter o reconhecimento de uma instituição tão importante e séria como o Sebrae é a valorização do nosso trabalho, nos lembrando o papel que temos na sociedade”, comentou Kleberson Santos, integrante da equipe do Diário Online, vencedora com o trabalho ‘Transformação digital: outras formas de comunicar’.

“O trabalho do jornalista paraense dá voz aos empreendedores do estado, ajudando a fortalecer os pequenos negócios por meio de cada reportagem que produz, por exemplo. Por isso, a premiação é apenas um dos reconhecimentos que podemos prestar a essa categoria tão importante”, ressaltou o diretor-superintendente do Sebrae no Pará, Rubens Magno.

Os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora composta por jornalistas renomadas de Belém – Ana Prado (professora da Universidade Federal do Pará), Aline Brelaz (Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura de Belém), Arcângela Sena (Coordenadora do Curso de Comunicação da Estácio),  Regina Alves (jornalista e professora aposentada da UFPA) e Andréa Cunha (Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Saneamento).

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é organizado em quatro categorias nos estados: texto, vídeo, áudio e foto. O Sebrae Nacional irá premiar mais duas categorias: de jornalista revelação – que é o profissional de até 25 anos - e uma matéria considerada a melhor pela comissão julgadora nacional. No Pará, não houve vencedores na categoria voltada à fotografia.

Os vencedores da etapa estadual concorrem na fase regional e seus ganhadores passam para a fase nacional, cujo resultado deve ser divulgado em janeiro de 2022, e os prêmios serão o troféu, o certificado, um notebook e um aparelho celular de última geração.

Na cerimônia de premiação da etapa paraense, também foram entregues certificados para os segundos e terceiros colocados das categorias, para os finalistas da etapa estadual da premiação e para a comissão julgadora.

VENCEDORES

Categoria Texto

1º Lugar :
Reportagem: Transformação digital: outras formas de comunicar
Veículo: DOL – Diário Online
Representante do trabalho: Andressa de Freitas Ferreira
Equipe do trabalho:Kleberson Augusto Pantoja dos Santos e Emerson Coelho 

2º Lugar:
Reportagem: A força do empreendedorismo feminino
Veículo: Diário do Pará
Representante do trabalho: Cintia Magno.
Equipe do trabalho: Cláudia Aragão, Mauro Ângelo, Celso Rodrigues e Jonas Borges.

3º Lugar: Sim, nós temos inovação
Veículo: Diário do Pará
Representante do trabalho: Cintia Magno
Equipe do trabalho: Fábio Nóvoa e Jonas Borges 

Categoria Áudio

1º lugar:
Reportagem: A Deliciosa Fábrica de Bolo de Chocolate
Veículo: Rádio Liberal
Representante: Celso Freire

2º lugar:
Reportagem: O Feirante com CNPJ
Veículo: Rádio Liberal
Representante do trabalho: Celso Freire
Equipe do trabalho:Wellyda Farias 

3º lugar: 
Reportagem: Energia solar cresce 286% no Pará e fortalece o empreendedorismo no mercado local
Veículo: Rádio Clube do Pará
Representante do trabalho: Wellington Rafael Santos da Rocha

Categoria Vídeo

1º Lugar:
Reportagem: Vendas no Ver-O-Peso - Sebrae capacita feirantes e cria aplicativo para vendas online’
Veículo: TV Liberal
Representante do trabalho: Fábia Maria Sepêda Brabo