Turismo

Rally dos Sertões aumentou faturamento nos pequenos negócios nas cidades que receberam o evento

Sebrae concedeu selo “Turismo Confiável” para cerca de 300 empresas que participaram de capacitação e adotaram melhores práticas  

 

Mais do que uma grande aventura e uma nova visibilidade aos 9 municípios de sete estados nordestinos que a edição de 2021 do tradicional Rally dos Sertões promoveu, 342 empresas que participaram de capacitações do Sebrae para receber o evento viram seu faturamento crescer. De acordo com pesquisa feita pela instituição, os donos desses pequenos negócios relataram aumentos no faturamento que variaram entre 10% e 100% durante os dias em que o Rally passou na cidade e viram o caixa crescer entre R$ 2 mil a R$ 40 mil, dependendo do porte.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, além dos resultados já alcançados, muitas empresas continuarão sendo beneficiadas pela passagem do evento. “A edição de 2021 do Rally dos Sertões deixou um legado para os municípios pelos quais passou. Essas cidades poderão continuar se beneficiando de atividades turísticas que oferecem e os empreendedores já estão capacitados para recepcionar visitantes com serviços inovadores de qualidade”, frisou o presidente do Sebrae.

Em parceria com o Rally dos Sertões, o Sebrae capacitou donos de pequenos negócios nas cidades por onde a caravana de competidores e equipes de apoio passaram, em protocolos de biossegurança. Também concedeu o selo “Turismo Confiável” a esses estabelecimentos para estimular o consumo por parte dos integrantes do Rally.  De acordo com a pesquisa, 92,5% dos empreendedores que participaram das capacitações acreditam que os conhecimentos adquiridos representam um legado para o futuro e 87,3% consideraram relevante a oportunidade.

A capacitação concedida pelo Sebrae a esses donos de pequenos negócios, distribuídos ao longo do percurso do Rally, foi composta por workshops, consultorias e cursos nos seguintes eixos: Protocolos de biossegurança, Formalização de empresas (MEI), Boas práticas nos serviços de alimentação, Sustentabilidade ambiental, Estruturação de experiências turísticas a partir de produtos locais (exemplo vinho, camarão, artesanato, cachaça etc.) e Marketing digital. “Com esses conteúdos, qualificamos a atuação desses empreendedores e possibilitamos que eles ampliem seus ganhos para além do período do Rally dos Sertões, aprimorando seus modelos de gestão e despertando nessas localidades o seu potencial turístico”, concluiu o presidente do Sebrae.

Esse é o terceiro ano consecutivo que o Sertões conta com o Sebrae como parceiro. Leonora Guedes, Diretora Executiva do Sertões, celebra a parceria “estamos muito felizes com os resultados de 2021. Num momento tão importante de retomada da economia, poder ajudar os pequenos comerciantes locais é o que nos move. E o Sebrae com certeza ajudou o Sertões a fazer a diferença nas cidades por onde passou. O Sebrae é uma entidade que tem capilaridade e atua diretamente com os pequenos negócios, com projetos estruturantes, que tem total sinergia com o Sertões, pois a economia de muitas das cidades que fazem parte do roteiro é baseada no micro e pequeno empreendedor. Essa parceria veio para fortalecer o Sertões ainda mais na busca em deixar um legado por onde passa”, finaliza a diretora.