Capacitação

RF Tur: empresa do Sertão Alagoano se adapta durante a pandemia

Empresário enfatiza importância de se qualificar e realizar ajustes nas empresas durante período da pandemia para faturar mais

Ser proativo e ter a mente aberta para se qualificar sempre são características fundamentais de um empreendedor, principalmente em um período de pandemia. E foram justamente essas qualidades que fizeram Rômullo Ferro, diretor da RF Tur (@rftur), agência de viagens consultiva, a se antever aos decretos que restringem o funcionamento das empresas nesse período e buscar se capacitar e organizar sua empresa para superar os desafios. Para isso, ele contou com diversas soluções do Sebrae Alagoas, entre elas algumas do Sebrae Adapte.

Maceioense, Rômullo Ferro se mudou para Poço das Trincheiras. Ao observar que em Santana do Ipanema, cidade próxima de onde morava não havia agência de turismo, ele aproveitou que já tinha experiência na área, abraçou a oportunidade e fundou a RF Tur, em 2011.

Ao longo de sua trajetória como empreendedor, Rômullo fez sua empresa crescer. Nos últimos anos, ele participou de capacitações e recebeu consultorias que trabalharam aspectos como Gestão Financeira, Marketing Digital, Personas, além do Canvas de Atendimento, Vendas e Execução da Estratégia. Ele destaca a importância dessa preparação.

“A assistência do Sebrae foi essencial pois reforçou alguns pontos que já sabíamos que precisavam ser melhorados. Esse apoio serviu para organizar a empresa enquanto tivemos fechados nessa pandemia. Entretanto, trabalhamos muito mais depois com os cancelamentos e replanejamento de viagens. Em um ano em que não pude fazer investimentos financeiros, o Sebrae nos ajudou a dar um ‘up’ significativo”, afirma.

Com a chegada do Sebrae Adapte 2.0, a RF Tur também recebeu consultorias em Comunicação Visual, Boas Práticas Higiênico Sanitárias e Cuidados Com a Covid, Planejamento para Presença Digital, Inserção Digital – Desenvolvimento de Website, Comunicação Visual (Catálogo), Caderno de Tendências e Desenvolvimento de Aplicativo.

A RF Tur e novas oportunidades

Antes mesmo dos primeiros decretos, Rômullo estruturou o home office, dando estrutura aos funcionários, solicitou a interrupção do fornecimento de energia e internet e renegociou o aluguel da sede. Como o setor do turismo foi bastante impactado pela pandemia, o empresário chegou a pensar que não iria conseguir vender mais. Mas, de olho nas oportunidades do mercado, ele viu novos movimentos.

Rômullo entendeu que algumas pessoas estavam saindo para procurar emprego em outros estados, outras estavam retornando para suas cidades de origem. Com a reabertura de algumas empresas fora, pessoas que voltaram ao estado no período, retornaram ao trabalho na sequência. Para esses públicos, ele criou novos pacotes e teve vários ‘booms’ de vendas e um resultado surpreendente.

“Assim fomos caminhando com um faturamento muito além do esperado. Eu pensava que não ia vender nada, mas os resultados foram ótimos. Em janeiro e fevereiro de 2021 faturamos mais do que a mesma época em 2020”, ressalta.

Gerente Adjunto da Agência de Atendimento Integrada do Sebrae em Delmiro Gouveia, Vitor Pereira, destaca que as consultorias e o Programa Adapte contribuíram para que a empresa, em meio a tantas dificuldades e incertezas, encontrasse um novo modo de fazer negócio.

“A empresa descobriu a importância da flexibilidade, de se abrir ao novo, arriscar, renovar, inovar, ouvir os clientes e fazer diferente. Novas demandas foram surgindo em meio a pandemia, novas necessidades de clientes também, sem falar nos novos métodos de trabalho exigindo mais conexão, integração e agilidade. Assim, ele pôde se adaptar à nova realidade e manter sua empresa funcionando”, pontua.

Para um futuro próximo, Rômullo espera que as coisas voltem ao mais parecido com o normal possível para que as pessoas possam se relacionar entre elas – e menos com as máquinas, e viajar como antes.

“Tudo o que as pessoas menos querem agora é o contato apenas com máquinas. Elas querem o contato com pessoas. Nunca que um robô vai te dizer qual o melhor destino da mesma forma que uma pessoa. Ninguém aguenta mais ficar dentro de casa e mesmo nessa situação atual, as pessoas pensam em viajar. Vai ter quem prefira comprar pela internet e tudo bem com isso. Mas estarei aqui preocupado em atender e oferecer o melhor suporte e experiência para quem decide viajar com nossa consultoria de roteiro personalizado”, finaliza.