Informação

Sebrae dedica mês de junho para ações relacionadas ao crédito e à saúde financeira dos negócios

Além do lançamento do portal Radar Financeiro, haverá uma série de eventos para tratar sobre as principais questões referentes à gestão de recursos nos micro e pequenos negócios

O Sebrae realiza neste mês de junho uma série de ações para que os empreendedores possam aprofundar seus conhecimentos em questões relacionadas ao crédito e à gestão financeira de seus negócios. Pesquisas realizadas pelo Sebrae, desde abril de 2020, analisando o impacto da pandemia sobre os pequenos negócios, apontam que a busca por empréstimos aumentou significativamente nesse período. A crise econômica que ocasionou a queda no faturamento de 79% das empresas (em março de 2021) é um dos principais fatores que motivam a procura por crédito. Diante desse cenário, o Sebrae desenvolveu uma programação completa para esse mês, levantando as principais dúvidas em relação a concessão de crédito e a recuperação financeira.

O pontapé inicial para as ações é o lançamento do portal Radar Financeiro. A nova interface já está no ar, dentro do portal Sebrae. A página traz uma série de conteúdos interativos sobre crédito e finanças, onde os usuários podem acessar as diversas opções de crédito existentes no mercado, saber mais sobre crédito assistido, entender se a empresa precisa – realmente – de crédito, conhecer casos de empreendedores que também optaram por captar recursos, conhecer alguns mitos e verdades que envolvem o tema, além de acessar vídeos, textos e cursos online gratuitos sobre o assunto.

Marque na agenda

Durante todo o mês de junho serão realizados diversos eventos online, com a participação dos analistas do Sebrae e de especialistas convidados a tirarem as dúvidas do público. A Série #Segundou, no Instagram todas às segundas, a partir das 14h, trará em cada edição um assunto diferente. Na próxima segunda (14/6) o tema será “Meios eletrônicos de pagamento”; no dia 21 os especialistas vão falar sobre “Fluxo de caixa e capital de giro” e no dia 28 “Como tratar a saúde financeira do seu negócio”.

Na próxima quinta-feira (10/6), acontece a Live Sebrae com transmissão em todos os canais da instituição, a partir das 20h21, com o tema “Descomplicando a gestão financeira”. Na quinta-feira seguinte (17), a live será dedicada às “Acesso a Crédito”? Este evento terá a participação especial do coordenador geral de empreendedorismo e artesanato da Secretaria da Micro e Pequena Empresa do Ministério da Economia, Fábio Silva.

O analista de capitalização e serviços financeiros do Sebrae, Weniston Abreu, destaca que a iniciativa é mais uma das ações de suporte para os micro e pequenos negócios, que representam 99% de todas as empresas do país. “Já convivemos com a pandemia e seus efeitos há mais de um ano. Nesse período, as dúvidas em relação ao que fazer sobre crédito e sobre finanças são recorrentes e afligem diversos segmentos dos micro e pequenos negócios. Atender às MPE é reforçar o compromisso do Sebrae de apoiar o desenvolvimento do empreendedorismo e a recuperação econômica do país, afinal de contas esse segmento é responsável por quase 30% do PIB brasileiro”, declarou.