Inovação

Sebrae e INPI capacitam pesquisadores para a abertura de negócios de base tecnológica

Programa tem como objetivo fomentar negócios inovadores a partir de pesquisas acadêmicas

Os responsáveis pelas mais de mil pesquisas com potencial de inovação, selecionadas pelo Catalisa ICT, já começaram a ser capacitados pelo Sebrae e pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O programa Catalisa ICT é uma iniciativa do Sebrae voltada para fomentar a criação de negócios de base tecnológica inovadores a partir de pesquisas acadêmicas de todo o Brasil.

Para os pesquisadores selecionados, foi oferecida a capacitação elaborada pelo Sebrae “Aprender e Estruturar”. “Esse curso à distância, de dois meses de duração, tem como um dos seus principais focos estimular a atitude empreendedora dos selecionados e ajudá-los a elaborar um plano de inovação que será essencial na concretização do negócio”, afirma a analista de inovação do Sebrae Hulda Giesbrecht.

Além disso, o Sebrae e o INPI também promoveram, para 1.126 pesquisadores, um curso totalmente online de nivelamento em propriedade intelectual. “Muitos pesquisadores declaram que foi a primeira vez que se dedicaram a conhecer o sistema de propriedade industrial, e que após isso, conseguiram entender o potencial de transferência de tecnologia e a consequente geração de negócios a partir do resultado de suas pesquisas”, destaca Hulda.

O curso repassou aos participantes noções sobre os requisitos de patenteabilidade, como proteger a sua tecnologia por meio de patente de invenção, modelo de utilidade, registro de desenho industrial, programa de computador, dentre outros.

Avaliação

A avaliação do curso, realizado na plataforma da academia do INPI, foi preenchida por 1.104 alunos, de forma anônima, e indicou que: 91% classificaram o material didático como ótimo/bom; 99% avaliaram que o curso ajudou a aumentar o nível de conhecimento sobre propriedade intelectual e 97% declararam que recomendariam o curso para outras pessoas.

Presença Digital
O Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe a programação nas redes sociais da instituição.