Tendências

Moda sustentável é um dos temas de websérie do Sebrae

Segunda temporada do Sebraecast, sob o comando de Adriano Silva, do Projeto Draft, estreia no canal do Sebrae no YouTube

O Sebrae lança nesta segunda-feira (21) a segunda temporada do Sebraecast, uma websérie do canal do Sebrae no Youtube - disponível também em formato de podcast -, onde o Publisher do Projeto Draft - plataforma de conteúdo dedicada a cobrir a expansão da inovação disruptiva no Brasil - , Adriano Silva, entrevista empreendedores da chamada “Nova Economia”. Cada bate-papo é dividido em três blocos de aproximadamente quatro minutos, publicados às 2as, 4as e 6as no YouTube. Os podcasts das conversas, que contam com algumas perguntas exclusivas, irão ao ar na sexta, em soundcloud.com/sebrae. A chamada nova economia se baseia em serviços, surgiu a partir da década de 90, com a internet (https://goo.gl/nPA9Hm ).

O primeiro episódio da segunda temporada do Sebraecast traz uma conversa com Bárbara Mattivy, da Insecta Shoes (RS). A empresária vai falar sobre conceitos inovadores no mundo da moda, como: upcycling, ecofashion e moda vegana. Há cerca de cinco anos, Bárbara resolveu criar uma empresa que oferecesse produtos totalmente diferenciados e sintonizados com a ideia de moda sustentável. Assim surgiu a Insecta, que fabrica sapatos 100% veganos (sem o uso nenhuma matéria prima de origem animal, como couro, lã ou seda) e que reaproveitam materiais que seriam descartados (como roupas de brechós). “A moda é uma das cinco indústrias mais poluentes do mundo. São produtos muitas vezes baratos, produzidos em grandes quantidades e que não duram”, comenta Bárbara. “Quando a gente pega roupas de brechós, que estavam paradas, com uma modelagem defasada, mas com uma estampa bonita que a gente transforma em sapatos, a gente evita que esse material vá para um aterro sanitário, sendo transformado em outros produtos que vão ser usados por mais tempo”, acrescenta a empresária, traduzindo o conceito de upcycling. Segundo Bárbara, a ideia de Ecofashion, que está por trás das inciativas da Insecta, significa pensar não apenas em matéria prima ecológica, mas levar em conta todo o ecossistema da indústria, inclusive na destinação final do produto.

Nesta nova temporada, Adriano Silva vai conversar ainda com outros quatro empreendedores: João Quintella, da Liuv (SP), que vai falar sobre Fintechs (startups que estão inovando o segmento de serviços financeiros) e o mercado de alimentação fora do lar; Rafael Costa, da JusBrasil (BA), sobre as mudanças radicais pelas quais seu negócio passou desde a sua criação; Will Pedrosa, da Braveman (DF), que conversa sobre produção artesanal de artigos em couro, em uma era de economia sustentável e altamente hi-tech e Pollini Jorio, da Feedback House (SP), que vai tratar sobre Inteligência Artificial e gestão de pessoas.

Programação