Parceria

Sebrae e Conampe promovem capacitações sobre exportação para pequenos negócios

Evento online Jornada da Exportação será realizado entre 22 e 27 de junho, com inscrições gratuitas e limitadas

Com a retomada gradual das atividades econômicas no país, o Sebrae e a Conampe (Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais) uniram-se para oferecer uma série de capacitações para desmistificar e mostrar aos donos de pequenos negócios que é possível atuar no mercado exterior por meio da exportação, como uma estratégia competitiva pós-crise. Dos dias 22 a 27 de junho será realizada a Jornada da Exportação, que oferecerá palestras, workshops, troca de experiências e conhecimento com especialistas da área.

Para isso, a programação do evento online prevê uma semana de imersão em conteúdos relevantes para a preparação do empresário com temas que incluem planejamento, conhecimento do mercado internacional, necessidade de adaptação de produtos e compartilhamento de cases de sucesso. Além disso, os inscritos terão a oportunidade de participar de consultorias, de 29 de junho a 03 de julho. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas.

De acordo com o analista do Sebrae Gustavo Reis, a exportação deve ser uma considerada como uma alternativa para os pequenos negócios. “A imagem do Brasil é bem vista lá fora e isso se transfere para os produtos e serviços, mas ainda falta ao empreendedor brasileiro uma visão clara e estratégica de como internacionalizar os negócios e não apenas com uma solução a ser explorada em momentos esporádicos”, analisou. Segundo ele, desde o ano passado, o Sebrae e a Conampe têm atuado juntas para ampliar o mercado para os pequenos negócios, tanto em nível nacional como internacional.

Para dar início à jornada, na última terça-feira (16), foi realizado o Webinar “Exportação: uma aliada à retomada econômica pós pandemia”. Os especialistas convidados discutiram as mudanças que ocorrem no mercado internacional por causa da pandemia e apresentaram possíveis cenários e oportunidades de exportação para as empresas brasileiras. Assista o webinar completo aqui.

Confira abaixo mais informações sobre a programação:

Dia 22 – Palestra Tendências do Mercado Internacional com Jefferson Nogaroli

Dia 23 – Workshop Planejamento chave do sucesso para exportação com Ligia Blanco

Dia 24 – Talk Show Maior exportador de mel orgânico do mundo com Igor Domingues

Dia 25 – Workshop Conhecendo mercados internacionais com Fernando Eduardo

Dia 26 – Workshop Preparando e adaptando produtos para exportação com Valéria Domingues

Dia 27 – Palestra de encerramento com convidado surpresa

Para se inscrever na Jornada da Exportação, é necessário fazer o cadastro na página do evento. Clique aqui para acessar.